quarta-feira, 14 de abril de 2010

O RÓTULO

Por Vanderlei do Couto

Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. (Gálatas 1:11)
O rótulo é o impresso que identifica o conteúdo, as características ou a composição de um produto. Mesmo que a embalagem seja trabalhada com esmero, é o rótulo que indicará a qualidade do produto, sua procedência e, no caso de alimento, sua composição energética e seus nutrientes. Ao identificar um produto perecível, o rótulo vai dar ao consumidor a ideia de todas as propriedades a ele pertinentes, inclusive prazo de validade.
Ao examinar a carta de Paulo aos Gálatas, percebi nitidamente esta questão do rótulo. Os dez primeiros versículos trazem uma base vigorosa e rigorosa, sobre a natureza da rotulação dada pelos mestres judaizantes em relação ao apóstolo, despertando dúvidas em relação à mensagem do Evangelho anunciada por ele aos irmãos da Igreja na Galácia. Paulo invoca sobre si o anátema (maldição eterna), caso anunciasse outra mensagem que não a que já houvera publicado. O apóstolo possuía plena convicção de que o Evangelho da redenção por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo era e sempre seria suficiente para promover a salvação do ser humano.
A fé no sacrifício vicário do Unigênito Filho de Deus e a entrega total a Ele com arrependimento, foi o foco da mensagem de Paulo. Precisamos rever a natureza da mensagem que estamos pregando para que o rótulo que nos colocarem mostre um conteúdo autêntico, sem falsificação. Quando estamos certos de que nosso chamado procedeu diretamente de Cristo, passamos a dar o crédito à Pessoa de direito. A nossa eleição é meramente testemunhal, ou seja, os fiéis são instrumentos de Deus para revelarem a verdade do evangelho por meio da pregação, que não consiste somente de palavras, mas de atitudes, mudança de caráter que identificam a Pessoa de Jesus Cristo na vida da testemunha. O crédito de nossa salvação é cem por cento de Cristo. Nós, os remidos, fomos desarraigados da era presente e estamos sendo preparados para a era futura.

Estejamos alertas para não entrarmos na onda da secularização do evangelho.

Nenhum comentário: