sábado, 15 de março de 2008

PROFECIA PARA HOJE

Nos capítulos 17 a 24 do profeta Isaías vemos várias nações "sentenciadas" por uma variedade de pecados, e podemos pensar o que o ensino de tudo isto tem para nós hoje? Podemos por exemplo, aprender:
* Que Deus se ocupa com os povos e toma sentido do seu caráter, procedimento, oportunidades, obediência à sua Palavra, etc.
* Que a sentença divina é contra uma nação que corresponde ao caráter político, geral, e social desse povo.
* Que forçosamente há de haver em cada nação indivíduos que não mereçam a mesma sentença divina, por serem piedosos, e tais pessoas certamente não sofrerão a mesma desaprovação divina, ainda que tenham de sofrer a merecida reprovação nacional. Hoje, por exemplo, há nações que sofrem por serem "agressoras", e os indivíduos nelas que não são agressores sofrem junto com seus chefes as conseqüências de tais agressões.
Aprendemos que pode haver uma reprovação divina contra alguma nação pecadora, mas pode haver uma aprovação de Deus por alguns indivíduos que nela vivem piedosamente.
De todas as nações referidas nestes capítulos, as únicas que ainda existem são o Egito, e o povo de Israel.
Em todas estas profecias há muitas alusões e referências às circunstâncias de então, que para nós hoje são meio incompreensíveis, e que não vamos tentar explicar, para não cair em alguma interpretação errada. Nos profetas há muitas predições, sentenças, avisos que devem ter tido muito sentido para os povos de então, e que hoje têm menos aplicação. Na farmácia há uma grande variedade de drogas, mas nenhum indivíduo pode utilizar todas elas.


Extraído da Bíblia de estudo explicada S. E. McNair

Nenhum comentário: