sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

DA ÁGUA PARA O VINHO


Atitude...
É o “homem de vanguarda” que está dentro de nós.
Suas raízes ficam no interior, mas seu fruto é exterior.
É nossa melhor amiga ou nossa pior inimiga.
É mais honesta e mais consistente do que nossas palavras.
É nossa visão de mundo com base em experiência do passado.
É algo que aproxima as pessoas de nós ou que as repele.
Nunca está satisfeita até que possa ser expressa.
É biblioteca de nosso passado.
É a porta-voz de nosso presente.
É o profeta do nosso futuro.
John C. Maxwell.

· A atitude ajusta-se ao ser exposta a outros
Várias coisas em uma equipe não contagiam: o talento, a experiência e a disposição para treinar; entretanto, tenha certeza de uma coisa: a atitude é contagiante.
Roger Bannister é um exemplo edificante do modo como as atitudes frequentemente “se ajustam”: Durante a primeira metade do século 20, muitos especialistas em esportes não acreditavam que algum corredor conseguiria atingir a marca dos 1.609 metros em menos de quatro minutos. De fato, foi assim por muito tempo. Entretanto, em 6 de maio de 1954, o corredor inglês e universitário Roger Bannister percorreu 1.609 metros em três minutos e 59,4 segundos durante um concurso em Oxford. Menos de dois meses depois, outro corredor, o australiano John Landy, também quebrou o limite dos quatro minutos. Então de repente, dúzias e depois centenas de outros o quebraram. Por quê? Porque a atitude dos melhores corredores mudou. Eles começaram a adotar a mentalidade e a convicção de seus colegas.
As atitudes são contagiosas!
· Como a atitude afeta um indivíduo?
O que é atitude?
Como é possível identifica-la?
Bem atitude, é um sentimento interior que se expressa por meio do comportamento, é a principal força que determina o fracasso ou o sucesso dos indivíduos.

Um casal de idosos sempre ia visitar seus netos. Toda tarde o avô deitava-se para tirar uma soneca. Certo dia, em um momento de pura travessura, as crianças decidiram colocar um pouco de queijo no bigode dele. Logo depois ele acordou franzindo o nariz:
- Ora, este quarto está cheirando mal – exclamou ao levantar-se para ir à cozinha.
Não ficou ali por muito tempo até chegar à conclusão de que a cozinha também estava com o mesmo cheiro, por isso saiu para respirar ar fresco. Para sua grande surpresa, o ar fresco de nada adiantou e ele disse:
- O mundo inteiro está cheirando mal!

Essa é uma grande verdade. Quando temos ”queijo” em nossas atitudes, o mundo todo cheira mal. Nós como indivíduos, somos responsáveis por nossa visão de mundo. Essa verdade fez-se conhecida há séculos e encontra-se nas Sagradas Escrituras:
“... pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”Gl 6.7 . Nossas atitudes em relação à vida ajudam a determinar o que nos acontece.


· A atitude no início de uma tarefa afetará o resultado mais do que qualquer outro fator.
Um jovem alpinista e um guia experiente estavam escalando um pico alto nas Sierras. Logo no início da manhã, o jovem alpinista acordou de repente com um forte som de alguma coisa rachando. Achou que o fim do mundo tinha chegado. O guia respondeu: “Não é o fim do mundo, apenas o romper de um novo dia”. À medida que o dia clareava, o sol batia no gelo e o fazia derreter.
Muitas vezes, somos tentados a ver nossos desafios futuros como um pôr-do-sol da vida, em vez de como o nascer do sol de uma nova oportunidade.
· A atitude transforma problemas em bênçãos.
“Nenhuma sociedade jamais desenvolveu homens de fibra em tempos de paz”. A adversidade é prosperidade para aqueles que têm uma grande atitude. As pipas não sobem a favor do vento, mas contra ele. Quando o vento contrário da crítica soprar, permita que seja você o que a rajada de vento é para a pipa – uma força contrária que leva para mais alto. Além disso, a pipa não voa sem a tensão controlada do fio que a prende. A mesma verdade aplica-se à vida. Considere os seguintes sucessos alcançados por meio de uma atitude positiva.
Quando confrontada com uma situação difícil, a pessoa com uma atitude notável tira o melhor proveito dela assim que contempla a pior parte.
· Nossa atitude pode propiciar uma perspectiva excepcionalmente positiva.
I Sm 17. 23-37.
Pensaram os soldados: Ele é grande, jamais conseguiremos mata-lo.
Davi olhou para o mesmo gigante e pensou: Ele é grande, não dá para errar.
· A atitude de uma pessoa não é automaticamente boa só porque ela é religiosa.
Lc 15. 17-31.
Atitudes erradas do irmão mais velho que vieram à tona:
1ª sentimento de presunção. O irmão mais velho estava no campo fazendo o que tinha de fazer, mas ficou louco quando a festa começou em sua casa – o pai jamais fez uma festa para ele!
2ª sentimento de autopiedade. O irmão mais velho disse: - Ora, pai! Há tantos anos que o sirvo e o senhor jamais deu uma festa para mim; porém, quando esse seu filho, que desperdiçou todo seu dinheiro, volta para casa, o senhor dá uma festança para ele.
Nessa parábola não há apenas um, mas sim dois filhos pródigos: o irmão mais novo é culpado dos pecados da carne, enquanto o mais velho, dos pecados do espírito. O problema está na atitude de ambos. No final da parábola, é o irmão mais velho – o segundo filho pródigo que está fora da casa do pai.
Essa é uma boa lição a ser lembrada por todos nós. Uma atitude medíocre nos levará a lugares para os quais não desejamos ir. Por vezes, pode até tirá-lo completamente do jogo. Por outro lado, uma boa atitude irá colocá-lo na posição de maior potencial.
· É possível mudar uma atitude?
A chave para uma boa atitude é a disposição de mudar.
Somos senhores ou vítimas de nossas atitudes. Trata-se de uma questão de escolha pessoal. Quem somos hoje é o resultado de escolhas que fizemos no passado. Amanhã seremos o que decidimos hoje. Mudar significa optar pela mudança.
Se você não estiver contente com as suas atitudes, saiba que pode mudá-la.
- Avalie sua atitude presente: o processo começa quando você sabe qual é o seu ponto de partida. Avaliar sua atitude presente levará certo tempo. Se possível, tente separar a si mesmo de sua atitude. A meta desse exercício não é ver “o lado mau de seu eu”, mas sim ver se alguma “má atitude” o impede de ser uma pessoa mais realizada. Você só será capaz de fazer mudanças importantes quando identificar o problema identifique sentimentos problemáticos que te fazem sentir-se negativo em relação a si mesmo; comportamentos problemáticos; pensamentos problemáticos; esclareça a verdade assegure um compromisso consigo mesmo; projete e coloque em prática a sua escolha.
Se você for uma pessoa de fé, peça a ajuda de Deus, Ele conhece seus problemas, está disposto e é capaz de ajudar você a superá-los.
- Elimine estas palavras de uma vez por todas:
1. Eu não posso
2. Se
3. Dúvida
4. Eu não acho
5. Eu não tenho tempo
6. Talvez
7. Receio que
8. Eu não acredito
9. (Minimizar) eu
10. É impossível
- Torne estas palavras parte de seu vocabulário:
1. Eu posso
2. Eu irei
3. Esperarei pelo melhor
4. Eu sei
5. Eu arrumarei tempo
6. Positivamente
7. Estou confiante
8. Eu acredito
9. (Promover) Você
10. Todas as coisas são possíveis
- Tenha o desejo de mudar
Nenhuma escolha determinará o sucesso de sua mudança de atitude mais do que o desejo de mudar. Quando todas as coisas falham, somente esse desejo é capaz de mantê-lo na direção certa. Muitas pessoas transpuseram obstáculos insuperáveis para progredir ao perceber que a mudança é possível quando a desejam de verdade.

A maior batalha travada contra o fracasso ocorre no interior não no exterior.

Todo sonho que alguém já teve concretizou-se por causa da dedicação a um processo. Por isso, aperfeiçoar-se a si mesmo é uma batalha constante. Entretanto, essa também é a razão por que existe adversidade na essência de todo processo de realização dá-se por meio de repetidos fracassos e pela constante luta para subir a um nível mais elevado.
Para realizar seus sonhos, precisa aceitar a adversidade e encarar o fracasso como parte de sua vida. Se não está fracassando, é provável que não esteja realmente avançando.
A psicóloga Dra. Joyce Brothers afirma: “ A pessoas interessada no sucesso tem de aprender a encarar o fracasso como uma parte saudável e inevitável do processo que leva ao topo”.
A adversidade gera flexibilidade, de3senvolve a maturidade, sela o desempenho aceitável, oferece grandes oportunidades, leva a inovação, motiva.
Veja a história de José, ele descobriu em suas experiências negativas. Se ele foi capaz de fazê-lo, nós também somos.
Não há sucesso sem uma atitude de sacrifício. Quanto mais o nível que deseja alcançar, maiores serão os sacrifícios que terá que fazer. Paras subir, precisa abrir mão de algumas coisas. Essa é a verdadeira natureza da liderança. Esse é o poder da atitude certa.


Pesquisa: Magali Aparecida Pereira de Camargo

Fonte de pesquisa:
Maxwell, John C., 1947-
Segredos da Atitude: O Que Todo Líder Deve Saber/ John C. Maxwell; traduzido por Valéria Delgado – São Paulo : Mundo Cristão, 2003

Nenhum comentário: