segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

NUM DAQUELES DIAS...

Por Vanderlei do Couto

Após a oração matinal e leitura que faço todas as manhãs, onde procuro seguir fielmente meu cronograma de leitura anual da Bíblia pela décima nona vez, ou décimo nono ano consecutivo, me deparo neste domingo comigo mesmo, defronto com meu espectro. Com todo o conhecimento bíblico adquirido nos últimos vinte e três anos de ministério, sendo que dezoito só no pastorado verifiquei que com todo este histórico e experiências continuo sendo dependente. Não posso fazer nada sem Jesus. Afinal, isto é um bom sinal! Minha vida foi confiada a Ele pelo Pai. Jesus disse que a vontade do Pai é que nenhum de todos aqueles que Ele Lhe deu se perca.Cada vez mais entendo que sem Ele, sem a Sua presença, sem a ação de Seu Espírito Santo eu não posso realizar nada. Comecei a buscar inspiração para pregar a Santa Palavra no culto que viria logo após anoitecer, e percebi mais uma vez que se não me esvaziar de mim mesmo não posso ser instrumento nas mãos de Deus. Estou escrevendo isto num momento de grande conflito interior, onde talvez possa nomear o combate de espinho na carne ou sei lá o que! Hoje, janeiro de dois mil e dez, conto com cinqüenta e três anos e quem já chegou ou passou por esta fase sabe um pouco do que relato. Aos mais novos, quando lá chegarem saberão de que estou falando. Surgem indagações na mente, às vezes dúvidas, não sobre o Senhor, mas sobre a gente mesmo. Enfim, depois de aconselhar a tantos e de alguma forma ajudá-los pela graça de Deus, não me considero livre cem por cento de qualquer ataque, pois não ignoro os ardis do inimigo.Agora me vem um texto à memória, que se encontra no livro de Hebreus onze, sobre o firme fundamento chamado fé e como os ditos e reconhecidos heróis da fé ou da confiança alcançaram testemunho. Eles alcançaram testemunho simplesmente por que confiaram. Eram homens sujeitos as mesmas paixões que eu e todos os meus semelhantes. Confiaram, simplesmente confiaram na palavra que Deus lhes deu. Dentre alguns exemplos de vida destes heróis da fé citarei Noé, que foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé, só por que preparou a arca como Deus lhe ordenara, condenando o mundo e salvando sua família. Outro grande exemplo é Abraão. Este, morreu na fé sem ter recebido as promessas, mas vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessou que era estrangeiro e peregrino na terra. Com isso mostrou que Deus já lhe preparou uma cidade e não somente a ele, mas a todos os que pela fé perseveram em seguir os ensinos que trazem esperança, isto é, a Palavra de Deus.Se homens simples como os citados, outros registrados ainda na Bíblia e nos anais da história cristã pelos séculos passados conseguiram vencer seus conflitos pessoais, porque que eu e você também não podemos vencer os nossos? A luz sobre a minha e tua vida vem exatamente no momento em que mais precisamos. Basta confiar e sentar no divã do Analista dos analistas. O Senhor Jesus sempre está presente e quer cooperar conosco. Está escrito no livro de Marcos, capítulo dezesseis e versículo vinte: “E eles, os discípulos, tendo partido, pregaram por todas as partes, COOPERANDO com eles o SENHOR, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.” Os mesmos sinais seguem aos que crêem. Sinais de refrigério pessoal. Sinais de renovo espiritual. Sinais da presença do Espírito Santo. Lembre-se: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Amém. Graças a Deus.

Nenhum comentário: