quarta-feira, 23 de outubro de 2013

RESPONSABILIDADE CRISTÃ



Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, (...). Porás certamente sobre ti como rei aquele que o Senhor teu Deus escolher. Deuteronômio 17:14,15



Quando Deus criou o homem, passeou com ele pelo jardim e lhe deu muitas responsabilidades. Estavam dentre elas o compromisso de lavrar e cuidar da terra, dar nome aos animais e a tudo que fora criado, multiplicar a raça humana etc. Do mesmo modo, Deus orientou a nação de Israel como deveria proceder ao entrar na terra prometida a Abraão (leia Deuteronômio 17:14-20). A todo ser humano foram delegadas responsabilidades, ao cristãos, porém, com um peso maior. Responsabilidade é a cessão de direitos e deveres que precisamos observar com muita diligência, se quisermos agradar ao nosso Pai celestial. Vamos compreender pela Palavra quais são nossos direitos e deveres.

A consciência é muito importante. Cuidado! Tudo foi concedido por Deus, assim sendo, nem sempre convém usar os métodos que a maioria está usando. O Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho (Deut. 17:14b), isto é, não voltar ao Egito; para nós, ao curso deste mundo. Com respeito a Israel, não deveria colocar sobre si rei que não fosse eleito por Deus, descartada estava então a liderança de um estrangeiro. Devemos deixar dominar sobre nós aquilo ou aquele que tem aprovação divina (leia João 8:34). Naquilo que pode nos comprometer, busquemos associação com aqueles que são tementes ao Senhor. A ordem infligida a Israel foi: “Não poderás pôr sobre ti um estrangeiro, homem que não seja de teus irmãos” – Deut.17:15.

Cabe ao cristão que tem consciência de suas responsabilidades, manter-se íntegro na manutenção de seus impulsos, na administração de seus bens, e tudo isso ele aprenderá trazendo consigo a prática da leitura da Palavra de Deus. Quando praticamos leitura reverente em oração, aprendemos a temer ao Senhor; a agir sempre concordemente com o que aprendemos; a respeitar as pessoas; assim cumprir-se-á a promessa de termos nossos dias prolongados (Deut.17:20). 

SEGUINDO A MULTIDÃO DESENFREADA NOS ANGUSTIAREMOS. SEGUINDO A JESUS, O CAMINHO A VERDADE E A VIDA; AO PORTO SEGURO CHEGAREMOS. 

Nenhum comentário: