quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MUDANÇA DE PLANOS

Por Vanderlei do Couto

Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cirene, que estava chegando do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus. Lucas 23:26

Simão era natural de Cirene, localizada na Líbia, a oeste do Egito e na costa norte da África. Jesus já estava sentenciado à morte. Os romanos obrigavam os condenados à crucificação a carregar nas costas a parte horizontal da cruz – uma viga de madeira maciça chamada de “antena” ou “trave”. Quem deveria carregar a viga era o condenado, nesse caso, Jesus, mas obrigaram um homem chamado Simão, que chagava do campo a carregar. O que Jesus estava sofrendo era em obediência ao Pai, porém, Simão também sofreu as consequências mesmo sem querer.

Se obedecermos a Deus, isso irá custar muito mais a outras pessoas do que a nós, e é isso que dói. Quando amamos profundamente o Senhor, a obediência não nos custa nada, é um deleite; mas custa muito àqueles a quem amamos. A obediência sincera a Deus, significa que os planos de outras pessoas serão afetados; alguns escarnecerão de nós; porém não poderemos evitar os sofrimentos dos outros. Jesus estava passando por um momento em que não poderia evitar que Simão sofresse. Se assim o fizesse estaria desobedecendo a Deus. Qualquer atitude para livrar Simão naquele momento poderia frustrar o plano da salvação. Em certa ocasião Jesus precisou se permitir ser sustentado por mulheres, Ele e seus discípulos – Lucas 8:2-3. Não temos o direito de ter nenhum tipo de relação, senão aquela que o próprio Senhor teve ou ficaremos estagnados espiritualmente. A estagnação espiritual acontece quando dizemos que vamos suportar tudo sozinhos e não queremos que outros sofram por nossa causa. Podemos querer e até evitar o sofrimento dos outros, porém estaremos entristecendo ao Senhor. Podemos estar certos que, se obedecermos ao Senhor, Ele cuidará daqueles que forem afetados pelas consequências da nossa obediência. Não podemos evitar que as pessoas ao nosso redor sofram, mas podemos interceder por elas.

Qual criança que se aconchega nos braços de sua mãe, confie toda a sua inquietação a Deus.

Nenhum comentário: