domingo, 30 de novembro de 2014

A MÁSCARA DO CARÁTER

Por Vanderlei do Couto

Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. (Mateus 15:19)

Nossa nação vive momentos de muita tensão. Há pouco menos de um ano para cá, ouvimos falar de protestos públicos diários principalmente pelas ruas das grandes cidades. O povo reivindica de tudo e ainda há quem que só protesta simplesmente por protestar. São movimentos pacíficos no início, depois contam com a infiltração de vândalos mascarados, os quais transformam ruas em verdadeiras praças de guerra. Feridos, mutilados, mortos engrossam as estatísticas da violência no país. Fica aqui minha pergunta: “Por que as pessoas usam máscaras?” Quereriam elas simplesmente esconder o rosto ou procurariam ocultar algo mais sujo? Tenho comigo que este fato é mais complexo do que se imagina.

Alguém bem intencionado não esconderia jamais o rosto. Trata-se de caráter deturpado, onde pessoas imaginam que máscaras vão esconder tudo o que está por detrás delas, isto é, seus sentimentos, suas frustrações ou até mesmo suas manifestações demoníacas. O coração figura o imo da pessoa, a qual se extravasa quando inserida num grupo. O sentimento de estar junto reivindicando algo justo já seria o suficiente para que um manifestante no seu juízo perfeito se sentisse seguro, mas a necessidade da máscara revela pessoas solitárias no meio da multidão. Solitárias porque são antissociais, porque estão presas em suas próprias pechas, solitárias porque desconhecem o verdadeiro sentido da frase “amor próprio e amor ao próximo”. Disse Jesus: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5:8).

Quando Cristo diz isso ao ser humano, é para fazê-lo entender que nEle todos nós temos a possibilidade de sermos limpos de coração. Basta crermos e confessarmos, pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação (Romanos 10:10).

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletimos como um espelho a glória do Senhor, e somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Coríntios 3:18).

MÁSCARA NO ROSTO É O REFLEXO DE UM CORAÇÃO EM PROFUNDO DESGOSTO.

Nenhum comentário: