domingo, 29 de setembro de 2013

A SÓS COM JESUS

Por Vanderlei do Couto 

Quando se achou só, os que estavam ao redor dele, com os doze, interrogaram-no acerca da parábola. Marcos 4:10 

Jesus posicionou-se de forma a facilitar a transmissão do ensino para um grande número de pessoas de uma só vez. Precisava evitar também o assédio das massas que literalmente o sufocavam na busca exclusiva da cura física. As parábolas eram histórias tiradas da vida diária e usadas para ilustrar verdades espirituais e morais.


Nessa ocasião Jesus pronunciou a parábola do semeador. Quando se afastaram das multidões, os Doze e alguns outros que o seguiam lhe pediram para elucidar as parábolas. Eles estavam numa posição privilegiada, “a sós com Jesus”. Os discípulos ficavam perplexos com seus ensinamentos, não a multidão. Eles sempre faziam perguntas e na verdade só tiveram uma compreensão mais clara depois de receberem o Espírito Santo.

Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito, asseverou Jesus – João 14:26. Jesus nunca esclarece curiosidades de forma carnal e sim espiritual. Quando ficamos com Ele a sós, nos esclarece a maneira que lemos com a alma e não com o intelecto. Há um enigma escondido na dificuldade das pessoas que as levam buscar ajuda somente para as situações que as afligem no mundo físico. Deus dá uma mostra da maldade do coração humano quando diz que a nós é concedido o mistério do Reino de Deus; aos de fora, entretanto, tudo é pregado por parábolas, com propósito de que: mesmo que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não compreendam, e isso para que não se convertam e sejam perdoados – vs.11,12.

Existem áreas de resistência e ignorância na humanidade a serem reveladas, isto só ocorrerá quando houver a oportunidade de Jesus estar a sós com os famintos. Enquanto as pessoas não tirarem da cabeça questões que ofuscam o poder do evangelho da graça, Jesus não poderá revelar-se plenamente.

Cristo pode manifestar-se da forma que lhe aprouver, mas não podemos esquecer a missão imposta aos salvos. 

Nenhum comentário: