segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ATALHOS

 Por Vanderlei do Couto

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. Provérbios 16:25

Li certa vez a respeito de um planalto pequeno, mas muito bonito. O caminho de ida e volta era um tanto quanto difícil, feito em zig-zag. Haviam guardas responsáveis para guiar os visitantes pelo caminho. Voltando do planalto, um grupo de turistas viu um atrativo atalho que indicava facilitar a chegada à encosta. Grande foi a decepção! Logo o atalho terminou e não havia como prosseguir. Deram de frente com um abismo e não dava mais para prosseguir e nem para voltar. O cansaço tomou conta dos aventureiros e o desespero lhes afligia a alma causando grande inquietação, até que chegaram as cordas de socorro que os protetores providenciaram. Que história! Entretanto esta teve um final razoavelmente satisfatório, graças ao socorro dos atentos guardas do caminho.

Muitos tem preferido atalhos, caminhos mais curtos para alcançarem seus objetivos nos estudos, na vida profissional, nos relacionamentos e também na vida espiritual. O pior é que o atalho, por via de regra, sempre causa decepção. Os atalhos são perigosos, porém sempre são convidativos. Muitas vezes falta paciência de esperar o resultado de um trabalho honroso, honesto, para chegar à riqueza. A riqueza influencia-nos como a água do mar. Quanto mais bebemos, mais sede temos (
Arthur Schopenhauer).

Há pessoas que valorizam mais o diploma em detrimento de um aprendizado gradativo, conquistado com honradez e honestidade. Vale tudo para conseguir o diploma, até colar. Usam a hipocrisia para obter coisas importantes. Vemos muito disso na vida política infelizmente. Outros pensam que o uso da força é o melhor método para conseguirem o que querem. É a opressão a serviço da cobiça. Aqueles que usam do expediente do atalho para conseguirem o que desejam, correm um sério risco de vida e de desmoronamento moral.

Se um cristão age de tal modo está completamente equivocado quanto aos princípios da Escritura. Usem deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa – I Coríntios 7:31.

ATALHOS QUASE SEMPRE SÃO ARRISCADOS.
                                                                         FUJA DELES.

 

Nenhum comentário: