domingo, 10 de novembro de 2013

SONHOS REPRIMIDOS

Por Vanderlei do Couto
 
Encoraja os mais velhos para que sejam equilibrados, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na perseverança. Tito 2:2  BKJ
 
Dizia o poeta Mário Quintana: “Sonhar é acordar-se para dentro”. Há um claro interesse do mundo atual em tornar inútil o que a Bíblia diz. João escreveu sob inspiração divina que o mundo inteiro jaz no Maligno, mas sabemos que somos de Deus. Por mais que se desvie a atenção acerca da condição atual da humanidade, está claro que há um forte indício do preparo para o reinado do anticristo, e isto não é novidade. A coletividade cristã do primeiro século, tinha de enfrentar a forte heresia gnóstica, assim sendo, o apóstolo João escreveu a sua primeira carta, alertando que já muitos anticristos se tinham levantado; por onde conheciam que era a última hora.
            Ora, a estratégia de Satanás hoje, não foi inovada, ele é o velho mentiroso de sempre. O que mudou foi o arsenal dado pela ciência dos homens, o qual facilita a penetração do erro. Há um forte apelo midiático às crianças e aos jovens, os quais são abandonados pelos pais ou responsáveis no quesito educação, na formação do caráter. Por outro lado, os mais velhos estão tornando-se como crianças insensatas, deixando de ser referências aos mais jovens. O mundo atual tem incentivado e dado condições às pessoas mais velhas a darem vazão aos seus sonhos reprimidos do passado, deixando de lado cônjuge, filhos, netos, e pensando mais em se fazerem felizes, como numa espécie de volta à juventude. Paulo, entretanto, ensina que as pessoas mais velhas, tanto no tempo da vida, quanto na experiência cristã, devem ser exemplos morais e espirituais; responsáveis e sensatas. Vamos aos sinais de maturidade descritos na carta de Paulo a Tito.
            Ele encoraja ao equilíbrio, à respeitabilidade, à sensatez, à firmeza na fé genuína, ao amor, não como simples sentimento, mas ação, e à perseverança. A igreja deve estar alerta para esse novo tempo.
 
A emoção 'sozinha' é impulsiva, louca e perigosa, por isso precisamos de uma dose de equilíbrio da razão... (frase de Alcenir Gouveia)

Nenhum comentário: