segunda-feira, 18 de novembro de 2013

LAVAGEM A SECO

Por Vanderlei do Couto


(...) Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, (...). Efésios 5:25-27

Os principais segmentos que utilizam lavagem a seco são os de limpeza de roupas e veículos automotores. A lavagem a seco surgiu como uma alternativa para a lavagem tradicional, na qual a água é usada como meio de enxague e parte do processo. Os principais motivos que acarretaram o surgimento da lavagem a seco foram a constante necessidade de limpeza aliada ao rápido crescimento populacional e a estagnação dos recursos hídricos.

Quando a Bíblia trata da relação Deus-homem, ela não economiza. O processo de lavagem tem tudo a ver com a purificação e a santificação. O texto bíblico de hoje completa-se dizendo que Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Logo a lavagem espiritual jamais poderia ser parcial ou superficial, uma vez que Cristo se entregou totalmente.

Numa das cartas apostólicas, há um apontamento claro desse fato quando diz que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida – Romanos 6:4. Ora, batismo lembra imersão, isso quer dizer que, quem foi imerso com Cristo na morte, tomou parte em todo o processo, não deixando nada para trás. Logo, a lavagem da água, pela palavra, significa que somos de Cristo totalmente, não em parte como muitos pensam e insistem no engano. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição - Romanos 6:5.

Há um forte apelo da carne para que sirvamos em parte, em vista disso, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não fiqueis idealizando como satisfazer os desejos da carne - Romanos 13:14. 

JESUS VEIO PARA ANIQUILAR O QUE É EM PARTE. SE SOMOS DELE, VIVAMOS INTEIRAMENTE PARA ELE.

Nenhum comentário: