domingo, 3 de novembro de 2013

DÍVIDA IMPAGÁVEL

Por Vanderlei do Couto
A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.
(Romanos 13:8)

Amor recíproco é amor fraterno. Quem ama o próximo como irmão tem cumprido a lei. Todos os mandamentos se resumem neste: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

No tempo em que vivemos, a prática cristã do amor está muito aquém do que a Bíblia ensina sobre fraternidade. A Bíblia nos ensina que devemos amar o próximo como a nós mesmos. O amor não faz mal contra ninguém, e o cumprimento da lei é o amor. No capítulo treze da carta de Paulo aos Romanos, aprendemos que precisamos discernir o tempo em que vivemos, isto é, estabelecer conveniente diferença entre coisas ou pessoas. Muitas das expressões de amor são egoístas, interesseiras e à medida que alguém sirva mais o comodismo, o amor fica sufocado, razão pela qual muitos relacionamentos terminam em inimizade, quando não em tragédia. O apóstolo enfatiza que é hora de despertar do sono. O sono da falta de discernimento, pois se assim não procedermos, estaremos colocando em risco nossa própria salvação que está mais próxima do que quando cremos. Outro ponto importante nesta reflexão sobre amor fraternal, é a estabilidade no cumprimento da palavra, uma vez que, não cumprir a palavra empenhada ou um contrato firmado é expressamente contra a vontade de Deus. Vou além, é falta de amor à Deus e consequentemente é falta de amor ao próximo.

Aqueles que vivem para si mesmos, contrariam a lei de Deus e mostram nitidamente que nunca amaram o próximo. Quanto à expressão do amor, devemos amar sempre, isto é, em qualquer tempo. Amar sob todas as circunstâncias, não somente em tempo de bonança, mas também nas adversidades, aliás, são nas horas mais difíceis que aparece o verdadeiro amor. Precisamos estar prontos a transformar esse sentimento em ajuda prática e eficaz. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios – Romanos 12:10.


O VERDADEIRO AMOR APARECE NA ADVERSIDADE.

Nenhum comentário: