sábado, 10 de maio de 2014

MÃE

Por Vanderlei do Couto

Menu dos
Alunos
Explicado


Seu viver é semelhante a um menu no imenso restaurante da vida. Nesse grande cardápio encontramos todo o alimento que precisamos durante toda nossa existência. O alimento do exemplo de quem sabe das coisas, das soluções de problemas, mesmo aqueles ainda não enfrentados por ela, das dúvidas esclarecidas às mentes curiosas de toda sua prole, o alimento do amor incondicional, ela, como todo ser humano, necessita de respostas de gratidão, mas não conta com isso para amar, do sacrifício de seus próprios interesses, colocando em primeiro lugar os da família, pois a vê como um corpo e seus muitos membros, enfim, o alimento da piedade, da caridade e do altruísmo, tudo isso encontramos lá, no coração de mãe.



O aluno é cada um dos filhos que estão sendo nutridos ou criados. Hoje se sabe que, na construção significativa do conhecimento, o processo é mais complexo, e que não cabe ao professo "alimentar" seus alunos com o conhecimento, mas sim despertar neles a vontade de buscá-lo. Este tem sido por todos os séculos o papel da mãe, que nutre, educa, constrói o caráter de seus filhos, preparando-os para serem pessoas de bem e que estão sempre em busca de um viver mais humano para todos. De qualquer maneira, não deixa de ser poética a imagem do aluno como ser em desenvolvimento que, com a ajuda do professor (MÃE), recebe o "alimento da alma e da mente" sob forma de informação exemplar.

Por fim, tudo tem uma explicação, pois o Menu do Aluno é Explicado. Aquela que mesmo não conhecendo toda a ciência, aos olhos dos filhos tem todas as respostas da vida. Aquela que concebeu, que deu à luz, que nutriu, educou, amou, ela sempre sabe de tudo o que precisamos. Aprouve a Deus formar as famílias utilizando a mulher para ser aquela alegre mãe de filhos (Salmos 113:9).

Feliz dia das Mães.

Nenhum comentário: