quarta-feira, 7 de maio de 2014

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Por Vanderlei do Couto

Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. (Mateus 6.8)

Medicina preventiva é a especialidade médica que se dedica à prevenção da doença ao invés de seu tratamento. Estima-se que o alto custo no tratamento de diversas doenças se deve a falta de uma medicina preventiva eficaz, o que reduziria os custos com saúde a um percentual significativo. Assim também a prevenção em outras áreas como educação, transportes, família, segurança etc., reduziria satisfatoriamente as consequências danosas vividas pela sociedade mundial.

A prevenção tem por finalidade antecipar ou vir antes do fato, impedindo no entanto, estragos ou prejuízos futuros, neutralizando a obsolescência. Quando a Bíblia trata do assunto, ela está revelando um Deus Todo Poderoso e Sábio que está sempre se antecipando ao fato. Antes que o pecado se tornasse um mal irreversível para todos os homens, Deus já antecipou o plano da salvação apontando para seu Filho Jesus Cristo. O Criador disse à serpente (o diabo): Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gênesis 3:15).

É prazeroso saber que ao recebermos o dom Divino da salvação, Deus está prevenindo estragos desnecessários e impedindo a obsolescência que é a inutilização de seus escolhidos. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se (II Pedro 3:9). Jesus garante aos zelosos por deixar cumprir sua Palavra em suas vidas que, todo o que o Pai lhe dá irá a Ele; e o que vai a Ele de maneira nenhuma o lançará fora (João 6:37). Não se esqueça: “antes de vós lho pedirdes, vosso Pai sabe o que vos é necessário.” 

Previna-se contra o pecado e a perdição com uma boa dose diária da Palavra e oração.

Nenhum comentário: