domingo, 25 de maio de 2014

TRAZENDO À MEMÓRIA

Por Vanderlei do Couto


Por isso mesmo vos enviei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor; o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda parte eu ensino em cada igreja. (I Coríntios 4:17)

O monumento é uma construção ou obra que transmite a recordação de alguém ou de algum fato memorável. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), aprovou um projeto criado em 18 de abril de 1982 pelo (ICOSMOS) – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios – o Dia Internacional de Monumentos e Sítios. Este dia tenta dar visibilidade aos monumentos e sítios (arqueológicos, bairros históricos, etc). Vemos no entanto, o quanto é importante manter a história na memória das gerações presente e futura.

A Bíblia relata que amontoou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que pararam os pés dos sacerdotes que levavam a arca do pacto e disse aos filhos de Israel depois de levantá-las em Gilgal: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais: Que significam estas pedras? Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou a pé enxuto este Jordão (Josué 4:9-24). Todo o esforço foi empreendido para que todos os povos da terra conhecessem que a mão do Senhor é forte; a fim de que Israel também temesse ao Senhor seu Deus para sempre.

Existem muitas pessoas, cuja história é digna de ser contada, pois transmitem às gerações futuras o quanto é preciosa a salvação herdada de Cristo Jesus nosso Senhor. Pessoas que jamais violaram o Mandamento do Senhor, mesmo com suas limitações. Honraram com suas vidas a Palavra de Jesus, não se deixando levar pelos modismos evangélicos tão presentes em nossos dias. Disse Jesus: Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

Temos, graças à Deus, grandes nomes que merecem ser lembrados e vidas preciosas que são referenciais sem sombra de dúvida. A Palavra Santa ensina: Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra (Romanos 13:7).

Quem sabe honrar, certamente será honrado também.

Nenhum comentário: