sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ENTÃO ENSINAREI

Por Vanderlei do Couto

Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua misericórdia; conforme a tua grande clemência, apaga minhas transgressões! Ó Deus meu! Cria em mim um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me afastes da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito! Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem também para ti.
Salmos 51:1,10,11,13

Quando nossa palavra será eficaz? Quando o meu então transmitirá vida? A maior frustração dos convertidos a Jesus e batizados na sua morte, é a dificuldade que sentem ao transmitir uma mensagem eficaz. Uma mensagem para que os pecadores se voltem para Deus. Há testemunhos pessoais e também coletivos que mais afastam os descrentes de Deus do que os aproximam. O versículo 13 da leitura proposta, diz: Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem também para ti.

Quando o então transmite vida? Primeiro: Quando reconhecemos nossas imperfeições. Só as reconheceremos quando soubermos o desejo de Deus! O profeta Natã ao confrontar a Davi depois de haver ele cometido adultério com Bate-Seba, conseguiu fazê-lo reconhecer suas transgressões, confessando-as e redescobrindo o desejo de Deus. O desejo de Deus é uma ordem. Jesus disse: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno” (João 15:14). A exemplo do rei Davi, necessitamos reconhecer que Deus não se deleita em sacrifícios e oferendas, Ele se agrada de um coração contrito, quebrantado e arrependido. Segundo: Quando entendemos que nossos atos de justiça não nos purificam, e que só o Senhor pode lavar-nos e nos tornar mais brancos do que a neve, certamente desse modo, nossa palavra será eficaz! 

Finalmente: Quando nos abrimos para deixar Deus criar em nós o que é eficaz, isto é, um coração puro e um espírito inabalável, então transmitiremos vida. Quando a alegria da salvação nos contagia aí seremos contagiantes!

O que nos sustenta é um espírito pronto a obedecer.

Nenhum comentário: