domingo, 7 de setembro de 2014

DISCÍPULOS OU ADMIRADORES?

Por Vanderlei do Couto

Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro, e, abaixando-se, viu só os lenços ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso. Lucas 24:12

Jesus, tem muitos admiradores, porém, verdadeiros discípulos são seletos. Muitos são chamados, porém, poucos os escolhidos. Pedro, amigo íntimo de Jesus, ouviu o relato das mulheres que encontraram o sepulcro vazio por conta de Sua ressurreição, mas ao constatar a veracidade, admirou consigo aquele caso. Jesus precisou depois da ressurreição, confrontar o amor de Pedro por Ele. Nem sempre os que admiram Jesus são seus autênticos discípulos. Analisemos a postura dos admiradores.

Admiradores parecem espirituais, mas são carnais. Pedro foi aquele que quando Cristo perguntou sobre sua identidade respondeu, “És o Cristo de Deus”, mas na hora de revelar-se discípulo para quem lhe perguntara, negou veementemente.

Admiradores estão sempre prontos, porém não preparados. Pedro replicou: “Senhor! Estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão quanto para a morte”. Predisse-lhe Jesus, “Antes que o galo cante hoje, três vezes negarás que me conheces”. Eles agem impulsivamente, irracionalmente Pedro cortou a orelha do soldado com sua espada na ocasião da prisão de Jesus, mas na hora da dificuldade ficou de longe. O verdadeiro discípulo não só admira o Mestre, mas é compromissado com Ele, e isso acontece primeiramente no encontro com Jesus. Pela terceira vez, apareceu Jesus aos seus discípulos depois de haver ressuscitado dos mortos. Após tomarem o desjejum, Ele questionou a Simão Pedro: “Tu me amas mais do que estes outros? Respondeu ele: “Sim, Senhor, Tu sabes que te amo.” Jesus o encarregou: “Pastoreia as minhas ovelhas”. O verdadeiro discípulo não diz o que gostaria de fazer, Jesus é quem diz o que precisa ser feito – João 21:15-17.

O que Jesus nos ensina hoje é uma mudança de atitude. Não fomos chamados para ficar admirando a obra de Jesus por intermédio da Igreja na ação do Espírito Santo. Ele convida todos os cristãos a reverem suas vidas e a mudarem suas atitudes, mudando a postura diante dos grandes desafios.


 O Senhor é Deus zeloso. Cuide dos interesses dEle com amor e submissão.

Nenhum comentário: