quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SINGULARES ESCOLHAS

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. I Samuel 16:7

Um escolhido enviado a ungir outro escolhido para governar a nação de Israel. Esse foi o estado se Samuel em relação a Davi. O episódio narrado em I Samuel 16:1-13, dá-nos conta de que Saul, então rei de Israel, havia sido rejeitado por Deus. Por seu temperamento e disposições interiores, Saul perdera a confiança de seu General, o Senhor dos exércitos. Diz o texto de hoje que, o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 


A princípio o profeta Samuel não entendeu, entretanto, obedeceu! Chegando a casa em Belém, Samuel, antes que se assentassem para o sacrifício, pediu que passassem diante de seus olhos os filhos de Jessé. Sete deles passaram e Deus a nenhum escolheu. Samuel perguntou a Jessé se não havia mais filhos. Ele disse que ainda faltava o menor deles que estava apascentando as ovelhas, ao que o profeta pediu que o trouxessem. Assim, esse foi ungido para governar a nação de Israel. Davi, um homem segundo o coração de Deus.

As escolhas divinas nem sempre estão de acordo com a ótica humana. Provavelmente você já questionou a si mesmo dizendo: “Quem sou eu para ser usado por Deus na sua obra?” Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na Sua presença – I Coríntios 1:26-29.



DEUS ESCOLHE PELO CARÁTER E DISPOSIÇÕES INTERIORES. 



Nenhum comentário: