segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

UMA QUESTÃO DE AUTORIDADE

Por Vanderlei do Couto

...e falaram-lhe deste modo: Dize-nos, com que autoridade fazes tu estas coisas? Ou, quem é o que te deu esta autoridade? Lucas 20:2

Nos últimos anos tenho trabalhado junto com alguns companheiros de ministério ao lado de nosso pastor presidente da Convenção das Igrejas OBPC no Estado de São Paulo. Nós, membros da Comissão Ministerial e de Ética, tivemos a oportunidade de tratarmos diversos assuntos referentes a conduta de nossos pastores. Ao tratarmos alguns assuntos mais delicados referentes à vida pastoral, notamos que alguns de nossos irmãos recorreram ao expediente de ter consigo outras pessoas para comprovarem a veracidade dos fatos tratados. Cabe aqui aquela máxima: “A união faz a força”, será? Já dizia o profeta: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! (Jeremias 17:5). Nem sempre a demonstração de força é obtida pela quantidade de adeptos.


Num desses dias, quando Jesus ensinava o povo no templo, e anunciava o evangelho, sobrevieram os principais sacerdotes e os escribas, com os anciãos; e falaram-lhe deste modo: Dize-nos, com que autoridade fazes tu estas coisas? Ou, quem é o que te deu esta autoridade? Sem ser evasivo e sem embaraçar-se com explicações, Jesus lhes respondeu com outra pergunta (Leia Lucas 20:1-8).

A força, também chamada de poder ou autoridade, se manifesta por alguns princípios muito antagônicos àquelas situações que criamos para que tenhamos mais credibilidade. A força se manifesta por uma vida íntegra! Jesus, nosso maior exemplo, indagou: Quem dentre vós me convence de pecado? - João 8:46. Somente alguém com a consciência pura pode lançar um desafio de tamanha envergadura.

Fica aqui outra lição importante: “Estar no lugar certo em tempo oportuno é uma grande manifestação de autoridade”. Jesus ensinava o povo no templo, lugar propício para ensinar, pois era o lugar da adoração, do quebrantamento. Precisamos estar no lugar certo e na hora certa, e somente o Espírito Santo pode nos guiar. 


CARÁTER ILIBADO, PRÁTICA DO CORRETO, DOMÍNIO DA LÍNGUA PARA FALAR SOMENTE O NECESSÁRIO, SINALIZAM PODER E AUTORIDADE.




Nenhum comentário: