segunda-feira, 21 de abril de 2014

A QUEM SEGUIR?

Por Vanderlei do Couto

Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. (Marcos 1:17)

A marca peculiar de um servo de Deus é a originalidade moral que procede da sua entrega total a Jesus Cristo. Isso quer dizer que espírito, alma e corpo (I Tessalonicenses 2:23) foram criados por Deus, logo, numa entrega à Cristo, esta trindade deve ser achada completa. Como afirma a Escritura: “Para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma” (Tiago 1:4). Se eu quiser chegar lá (II Pedro 3:13), algumas preferências pessoais devem morrer. Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura (Mateus 9:16).

O temperamento humano tem sido uma das maiores desculpas e estorvo para seguir a Cristo, porque isso tem a ver com nossas preferências naturais. Não há como consagrar nossa natureza à Deus sem consagrarmos a nós mesmos. O conselho apostólico é claro: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1). Apresentar o corpo à Deus implica em dar à Ele o direito sobre nós mesmos. Só o Senhor pode fazer em seus filhos a santa experiência (Romanos 12:2), para que sejam bem sucedidos ao manifestarem a Sua marca peculiar de um padrão moral original.

A entrega total à Cristo, implica em manifestar ao mundo a marca moral original, ou seja, o servo precisa parecer-se com seu Senhor. Disse Jesus: Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu Senhor (Mateus 10:25). A ordem está explícita: “vinde após mim”. Ir após significa seguir Jesus bem de perto para que Ele cresça e eu diminua (João 3:30).

No viver diário precisamos de uma fonte fluindo cheia de vida. Esta fonte é o Espírito Santo (João 14:26), a qual garante a presença contínua de Deus conosco, o “Emanuel” (Mateus 1:23). Jamais faça de suas experiências, princípios para os outros.

A ordem de Jesus é imperativa. Vinde após mim!

Nenhum comentário: