domingo, 20 de abril de 2014

COMPORTAMENTO QUE INFLUENCIA

Por Vanderlei do Couto

Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. (Daniel 6:3)

Poder tem relação com força, no entanto, autoridade tem a ver com autorização ou direito estabelecido de se fazer obedecer. Quando tratamos da vida cristã, não é possível usar da força ou do direito sem o poder de influenciar. O poder é concedido àqueles que creem no nome de Jesus, a quem o Pai enviou com poder de influenciar a humanidade, não somente por causa do direito de Filho, mas, pela autoridade à Ele concedida. Todo poder lhe foi dado no céu e na terra (Mateus 28:18). O cristão tem o dever de zelar pelo testemunho para que o poder de influência à ele concedido, não seja questionado (Hebreus 12:1).

Daniel era um dos três príncipes administradores do rei. Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino; e sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um; a fim de que estes sátrapas lhes dessem conta, e que o rei não sofresse dano. Daniel sobressaia a todos, por isso os presidentes e os sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino mas não se achava nele nenhum erro nem falta (Daniel 6:1-4).

O comportamento de Daniel diante daqueles que não acreditavam nem eram tementes à Deus incomodava sobremaneira. Ele procurava realizar seu trabalho da forma mais eficiente, ou seja, usava toda a habilidade mental, intelectual, enfim, agia com profissionalismo. A retidão no comportamento do profeta atraiu a atenção do rei evidentemente. Daniel passou a ocupar, por merecimento, uma posição de respeito na província de Babilônia governada por Dario.

Temos um forte aliado para ajudar a mantermos a postura de autênticos cristãos com poder de influenciar, O Espírito Santo (João 16:8). Trabalhemos com diligência e responsabilidade. No reinado de Dario, Daniel já contava com seus oitenta anos e ainda despertava ciúmes por seu caráter ilibado (Salmos 92:12-15).

O comportamento do cristão diligente influenciará pessoas em todo tempo.

Nenhum comentário: