terça-feira, 15 de abril de 2014

SAINDO DA OBSCURIDADE

Por Vanderlei do Couto

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12)

Uma simples interrupção no fornecimento de energia elétrica durante a noite já fora o bastante para que todos observassem o quanto ela é importante. Imagine alguém com deficiência visual, o quanto seria importante para ela poder enxergar? Talvez para tal pessoa, ver, seja o bem mais importante da vida. Quando vemos em condições normais, ou mesmo com alguma deficiência, não valorizamos tanto. Pasmem, há até quem blasfeme diante de alguma situação de obscuridade ou pequenas deficiências, entretanto, seria louvável observar alguém com 0% de visão para refletirmos um pouco mais o quanto somos privilegiados. Alguém que não enxergue vive na escuridão e, consequentemente, com muitas restrições. Assim acontece no âmbito espiritual.

Diz a Bíblia que a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam – outra tradução, não prevalecem contra ela (João 8:5). Por que as trevas não compreendem a Luz? A resposta está nitidamente estampada na condição dos afastados de Deus.

A Bíblia explica que a condenação é esta: A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para ela para que as suas obras não sejam reprovadas (João 3:19-20). Muitos séculos antes de Cristo, o profeta Isaías, por Divina inspiração já dizia à Israel: Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor (Isaías 60:1).

Deus ofertou a luz inicialmente aos judeus, depois ele voltou-se aos gentios que a receberam, porém, ainda aguardam o cumprimento final. Podemos regozijar por tão grande salvação e confiar na Palavra de Deus, revelada no Evangelho:

“Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará” (João 16:22).

Só quem conhece a Verdade não permanecerá na obscuridade.

Nenhum comentário: