quinta-feira, 10 de abril de 2014

TRANSFORMANDO CARÁTER

Por Vanderlei do Couto


Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:29)

Quando queremos descobrir o propósito de Deus em tudo o que foi criado, precisamos olhar para o seu Filho, o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas (Colossenses 1:15-17). O ser humano foi criado à imagem do Trino Deus (Gênesis 1:27). Sua insistente relação com o pecado deturpou a imagem, no entanto, Deus o recriou no seu Filho, para que os homens sejam semelhantes a Cristo.

O Pai tem um sublime objetivo, o qual consiste em desenvolver o caráter em todos os humanos. Caro(a) amigo(a), se possível arranje um tempinho para ler as bem-aventuranças (Mateus 5:1-12). Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus, grifo meu (Mateus 5:8). Os limpos de coração são habitação de Cristo Jesus em Espírito, logo, estão submissos à sua Palavra. O apóstolo Paulo ensinou sobre o fruto do Espírito (Gálatas 5:22), sobre o amor (I Coríntios 13:1-8), e Pedro escreveu a respeito da vida produtiva e eficiente (I Pedro 2:11-17).

Deus tem prazer em ajudar a desenvolvermos o tipo de caráter descrito nas três referências acima. Talvez para muitos falte sabedoria na luta contra os desejos da carne, entretanto, se algum de vós tem falta dela, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada (Tiago 1:5). Saber controlar impulsos naturais, é uma clara manifestação do fruto do Espírito. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita (Romanos 8:11).

Dupla vitória tem aquele que conquista a si mesmo.

Nenhum comentário: