domingo, 6 de abril de 2014

MINISTÉRIO AO PRÓXIMO

Por Vanderlei do Couto

E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. (Mateus 25:40)

Numa obra literária excelente, há grandes oportunidades de extrair lições importantes para nosso viver diário. Refiro-me à um verso da linda poesia “O Tempo” (autor desconhecido): “Com o tempo... dás-te conta de que cada experiência vivida com cada pessoa, é irrepetível...”. Ela se refere à experiência pessoal com o próximo.

Ás vezes há um desprezo à oportunidades de servir alguém que está tão perto porque estamos ocupados demais com coisas “grandes”. O rei Davi ensina sobre esse assunto relevante dizendo: Não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim (Salmos 131:1). Repetidas vezes a Bíblia ensina sobre o ministério ao próximo. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mateus 22:38-40).

Dizia Jesus em parábola acerca do amor ao próximo: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; (...) (Lucas 10:30-37). Aquele samaritano agiu com o mesmo amor que Jesus dispensou por nós, o amor sofredor e benigno.

Todas as pessoas têm oportunidade de viver a cada dia uma nova experiência na dedicação ao próximo. Um serviço desinteressado, sem esperar nada em troca. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma (Eclesiastes 9:10).

O tempo oportuno é hoje, sirvas alguém com teus dons.

Nenhum comentário: