sábado, 26 de abril de 2014

INIMIGOS DENTRO DE CASA

Por Vanderlei do Couto


Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; porém, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite. (Juízes 6:27)

Nossa meditação de hoje está baseada na história da perseguição feita pelos midianitas aos filhos de Israel (Juízes 6:11-35). Em Ofra dos abiezritas, por ordem do Anjo do Senhor, Gideão – juiz que libertou os filhos de Israel dos midianitas – derribou o altar dedicado a Baal, uma divindade pagã e ofereceu holocausto ao Deus de Israel sobre outro altar edificado no cume do monte. Tal atitude provocou a ira dos homens daquela cidade que intencionaram matar Gideão. E assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa (Mateus 10:36).

Gideão fizera um altar ao Senhor. Temos a orientação expressa sobre a indivisibilidade: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro (Mateus 6:24). Vida dividida não produz e toda improdutividade leva à escassez que, consequentemente leva à morte. Toda pessoa fiel à Deus enfrenta a ira do mundo, por que este jaz no maligno (I João 5:19). Gideão enfrentou o desejo de vingança do povo com quem convivia (Juízes 6:30). 
Precisamos tomar cuidado para não sermos opositores na obra de Deus. Toda oposição que vem de dentro ilegitimamente, é estratégia satânica e pode significar que o povo está com o coração dividido entre a verdade e o engano. Infelizmente, em nossos dias tem muita gente dividida no Reino de Deus.
Diz a Palavra que o Espírito do Senhor veio sobre Gideão (Juízes 6:34).

Só a ação direta do Espírito do Senhor sobre a igreja de Jesus Cristo, a conduz no caminho da vitória. O ânimo dado a Gideão pelo Espírito fez com que ele tocasse a trombeta para reunir o povo e, tal reunião foi para uma empreitada vitoriosa (Juízes 7).

Em todo tempo a igreja deve opor-se ao pecado e não uns aos outros.

Nenhum comentário: