sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ADQUIRINDO PÉROLAS

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mateus 6:25

O trecho escrito por Mateus chamado sermão do monte, remete-nos à introspecção, cujo objetivo é cumprido à medida que respondemos positivamente aos ensinos do Mestre Jesus. A Palavra de Jesus é recheada de pensamentos que Ele difundia com o máximo cuidado acerca de questões cotidianas, situações críticas vividas pelas pessoas seja no âmbito físico ou material.

No trecho bíblico em realce, somos ensinados que nada nos acrescentará andarmos ansiosos (procure ler Mateus 6:19-34). Depois dessa breve leitura, certamente você descobrirá as causas de tanta ansiedade e como viver tranquilamente em meio a tantos desafios neste mundo. O começo da ansiedade é o fim da fé, e o princípio da verdadeira fé é o fim da ansiedade. O objetivo dos ensinos de Cristo é nos erguer do vale das amarguras e da sofreguidão. O modelo bíblico do sermão do monte, nos dá o modo de ação que devemos tomar para vencermos a ansiedade devastadora de nossa quietude. Precisamos conhecer as causas da ansiedade, somente assim teremos facilidade para ir de encontro à resolução da questão.

Cada pessoa conhece melhor suas limitações do que qualquer psicólogo, aliás, as características da psicanálise, consistem na observação das expressões de associações livres e dos fatos de transferência emocional segundo Sigmund Freud. Jesus, o Psicólogo dos psicólogos sempre tratou as questões emocionais com uma linguagem simples, fácil e conhecida. Jesus nos ensina a pensarmos de acordo com os pensamentos de Deus. Precisamos dos recursos para a sobrevivência, porém, a vida não consiste apenas em comer, beber e vestir-se. Quando deixamos a vida simples ficamos reféns do consumismo – estar na moda, roupas de grife etc. – e findamos sendo consumidos pela superfluidade dos bens de consumo. Outro fator importante para a tensão humana é a antecipação de problemas e a preocupação demasiada com o futuro. Jesus revelou em seus ensinos pérolas preciosas que, se as adquirirmos veremos dias melhores.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal – Mateus 6:34.

NÃO PERMITA QUE A ANSIEDADE FURTE O MELHOR DE SUA VIDA.

Nenhum comentário: