quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

HÓ DÚVIDA CRUEL

Por Vanderlei do Couto


Leitura Bíblica

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. I Pedro 5:6-7


Quando há dificuldade para se decidir, ou há hesitação quanto ao futuro, é sinal de que a dúvida está pairando na mente de quem tem algo importante a fazer. O método da filosofia cartesiana que consiste em pôr em dúvida tudo que se admitiu anteriormente e só aceitar como verdadeiro o evidente, a fim de fundamentar o conhecimento em bases certas, talvez explique a razão de tantas indecisões que se tornam um obstáculo na construção de um futuro sólido. A teologia cristã já classifica a dúvida como falta de fé em Deus e na capacitação divina atribuída ao homem para que este arbitre sobre suas decisões.



Segundo a Bíblia, tudo o que não provém da fé é pecado – Romanos 14:23, logo, duvidar de Deus e da capacidade outorgada ao ser humano é um tipo de transgressão que precisa ser confessada e deixada. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça – I João 1:9.

Influenciado por uma pessoa bem próxima, embora bem intencionada, nosso neto de 16 anos nos procurou para ajudarmos ele a pagar um curso de mecânica de usinagem convencional. Procuramos saber com a escola o valor do referido curso e notamos que seria de uma monta considerável. Minha esposa e eu conversamos a respeito do pleito e concluímos que era a hora de sabermos se realmente nosso neto estava certo de que era isso mesmo que queria como primeira profissão, assim resolvemos investigar a sua vocação. Liguei e perguntei se ele tinha noção do tipo de trabalho demandado pela profissão escolhida, e logo percebi que se tratava mais de influência externa do que convicção. Liguei para a escola, agendei para que ele estivesse conversando com o coordenador do curso e também sugeri que ele pedisse à pessoa que o sugestionou, para levá-lo a conhecer a estrutura da empresa em que trabalha e como o serviço de usinagem é desenvolvido. Enquanto escrevo este relato nenhuma posição ainda foi tomada a respeito.



Quero somente ilustrar dizendo que: as pessoas deixam de ser bem sucedidas por conta da dúvida e das precipitações. A melhor maneira de ajustarmos nossos anseios à realidade a nós imposta, é lançando sobre Deus toda a nossa ansiedade.

CONCENTRE-SE NA PALAVRA DE DEUS E ACHARÁS A RESPOSTA.

Nenhum comentário: