domingo, 12 de janeiro de 2014

TESOUROS DA AVAREZA

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

(...) a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Lucas 12:15

Paira na mente do sovina uma falsa sensação de conforto. Este é apenas um dos efeitos causados pela avareza. Já dizia La Fontaine: "A avareza perde tudo ao pretender ganhar tudo". Perdemos o melhor da vida, quando à esguelha de poupadores, ou bons mordomos dos recursos alcançados por nossas mãos honrosamente, enveredamos pelos atalhos do apego sórdido ao dinheiro para o acumular. É lamentável saber que esse tipo de falha de índole atinge muitos contemporâneos, inclusive cristãos. Estamos diante de uma passagem bíblica que contextualiza exatamente o retrato de um avarento e as lições de vida dele emanadas.

Jesus foi procurado por alguém dentre a multidão a fim de ajuizar a demanda entre dois irmãos pela partilha da herança. Ele repreende o queixoso dizendo: “Não estou aqui para ser juiz ou repartidor entre vocês!” Ao mesmo tempo Jesus tirou do episódio uma rica lição para ensinar aos demais, conforme leitura bíblica. A avareza é produtora do mal chamado ostracismo social, familiar e pessoal.

Pessoas se excluem dessas três esferas ou de alguma delas, só para não compartilharem com ninguém o fruto de suas conquistas. Qualquer cupidez deve ser alvo de minucioso cuidado, pois mesmo na abundância a vida do homem não é assegurada pelos seus bens! Isolamento, demonstra falta de reverência ao próprio Criador e à sua Palavra. Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria – Provérbios 18:1.

Jesus nos desafia à uma luta contra nosso ego, a pensarmos além de nossos objetivos materialistas e desinteligentes. Podemos perfeitamente arrazoarmos usando aquilo que recebemos para o Reino de Deus. Não significa doar tudo indiscriminadamente. Ao usarmos nossos bens com inteligência ou não, empregamos o que pertence 100% à Deus por direito de posse e domínio. Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam – Salmos 24:1. Tudo o que temos e somos deve objetivar prioritariamente a eternidade. 

O INSENSATO AJUNTA PARA SI TESOUROS, E NÃO É RICO PARA COM DEUS.

Nenhum comentário: