sábado, 11 de janeiro de 2014

PAZ INTERIOR

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. João 14.27


Em que parte eu errei, ou, porque será que não consigo levar uma vida dentro dos padrões em que fui instruído(a)? Esta dúvida abrange o espírito da maioria dos cristãos. Outro ponto a ser discutido ou examinado é o sentimento da culpa alheia. Sempre que erramos tentamos encontrar um “bode expiatório”, alguém que assuma conosco as consequências de nossos erros. Procuramos alguém que fique no foco das atenções para que os olhares se distraiam e fiquemos incólumes da culpa a nós atribuída anteriormente. Esquecemos que nosso prazo de validade vai chegando cada vez mais ao desfecho da carreira terrestre. Esquecemos que ser cristão é levar consigo as marcas de Cristo, e também refletir como um espelho a sua vida neste mundo como luzeiros. Esquecemos muitas vezes que os membros do corpo de Cristo, aqui residem para dar sabor ao mundo físico e temporal, temperando-o com o sal dosado, distribuído com uniformidade.

Há nas pessoas algum tipo de mal que não querem renunciar. Por isso não conseguem chegar a Deus com inteireza de coração. Há uma preocupação apenas com os assuntos pessoais, a isto chamamos de egocentrismo. Não estamos aqui para servirmos a nós mesmos. Temos o compromisso cristão do amor recíproco. Enquanto tentamos servir a nós mesmos, ficamos confusos, desconfiamos excessivamente do próximo. Levar uma vida virtuosa torna-se um fardo insuportável quando usurpamos a autoridade do Espírito Santo sobre nós mesmos, não permitindo-nos ser guiados por Ele.
Quando descobrirmos – espero que não tardiamente – o valor de viver na submissão divina, chegaremos a bons termos. Tudo é uma questão de disciplina, pois esse ato será chancelado com a prova de uma inexplicável paz. Descobriremos que na submissão à vontade de Deus não será tão difícil levar uma vida cheia de virtudes. Quanto mais esplendoroso for nosso viver, menos do Espírito Santo teremos em nós.

Buscando a simplicidade do Reino de Deus e sua justiça, a vida no Espírito se torna mais eficiente. As dúvidas surgem quando deixamos de obedecer os princípios divinos.

OBEDIÊNCIA A CRISTO É SINÔNIMO DE PAZ.

Nenhum comentário: