segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

AMEDRONTADOS

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder. Daniel 10:7

A visão, além da percepção pelo órgão da vista, também significa presença, imaginação vã ou ideia sem fundamento. Daniel e seus companheiros presenciaram a manifestação da presença de Deus interpretada como um homem vestido de linho, símbolo de pureza e também outros símbolos de majestade. Apesar de tomar a forma de homem, ainda não era o momento da encarnação divina que viria mais tarde. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai – João 1:14.

Os companheiros de Daniel fugiram apavorados e se esconderam. É sempre de bom alvitre pensar sobre a posição dos mencionados homens que fugiram apavorados com a visão. Os tais viviam na companhia do profeta, porém não compartilhavam do mesmo Espírito que imprimia o movimento do profeta. Somente andar com pessoas consagradas, abençoadas, não dá suporte espiritual para ninguém. Frequentar igrejas, ser assíduo a cultos, não promove a graça da salvação eterna à ninguém. A igreja é a seta de indicação do caminho, Jesus Cristo é caminho que conduz ao Pai. Disse Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim – João 14:6. A razão do pavor infundido no coração dos companheiros de Daniel era receio da desonra em virtude do despreparo espiritual – nudez, à semelhança de Adão quando se escondera de Deus. Assim como os demais homens, Daniel também sentiu medo e tremeu, porém não fugiu da presença divina.

De forma antagônica a seus companheiros, ele visivelmente foi soerguido pelo homem vestido de linho. A razão? Daniel era comprometido pessoal e ministerialmente, por três semanas inteiras ele se dedicou à preparação para aquele momento de revelação. Outro fato importante e digno de se observar foi a maneira revelada de como Deus vê sua obra aqui neste mundo. Daniel tinha ciência de que a obra não era para a glorificação humana. Exaltado está o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória acima dos céus – Salmos 113:4. Podemos até receber algumas honras, mas a glória sempre será de Deus. Em virtude do preparo de Daniel, seu clamor foi ouvido.

Depois de se preparar, houve absoluta convicção de que Deus responderia sua oração. Daniel foi desprovido de sua própria força para agir na força do Senhor.

Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita; ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão – Salmos 37:24.

A VISÃO CELESTIAL VEM PARA TIRAR NOSSO TEMOR E PARA GLORIFICAR NOSSO DEUS PAI POR INTERMÉDIO DE JESUS CRISTO.

Nenhum comentário: