terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ATITUDE ADMIRÁVEL

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se admirava. Marcos 15:5

Pilatos, prefeito da província romana da Judeia entre os anos 26 e 31 d.C., foi o juiz que, de acordo com a Bíblia, condenou Jesus à morte de cruz, mesmo não encontrando nele nenhuma culpa. Apesar da injusta sentença proferida contra o Filho do homem, Pilatos se admirava da maneira como Jesus enfrentava as acusações dos principais dos sacerdotes judeus contra ele. Pilatos se admirava com Jesus ou Jesus causava admiração em Pilatos?

Existem inúmeras situações involuntárias em que pessoas ficam impressionadas com outras. Na ocorrência com Jesus foi diferente! Ele se permitiu voluntariamente ser condenado sem esforçar-se pela defesa, pois tinha um ministério a cumprir. Jesus deu a sua vida para a retomar. Salientou Jesus: “Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai” – João 10:18. O que causou admiração em Pilatos foi a presença de espírito na resposta inicial de Jesus ao ser interrogado acerca de seu reino. Tu o dizes, respondeu ele! O fato de Jesus não refutar as acusações, embora falsas, também lhe causou admiração, mas era o cumprimento profético: “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca” – Isaías 52:7. Pilatos foi impactado pela determinação de Jesus em permitir que se cumprisse a vontade de Deus (João 18:36).

O mundo não se admira com o que os cristãos dizem tanto quanto o que eles são. O que o mundo vê ou sente do Cristão que o impressiona é a maturidade ao tratar os diversos assuntos terrenos com ponderação e a certeza de que Deus age no tempo oportuno e o defende. Finalmente, mais um motivo de admiração na vida do cristão é sua determinação, a exemplo do Mestre, em permitir que sua vida seja separada para o Reino de Deus (João 8:31).

“Basta ao discípulo ser como seu Mestre, e ao servo ser como seu Senhor” - Mateus 10:25.

O MUNDO ADMIRA MESMO É A ATITUDE DO CRISTÃO.

Nenhum comentário: