segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

GOVERNA A TI MESMO

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica


Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; (...). Daniel 1:8

A educação de Daniel e outros jovens hebreus na corte de Nabucodonosor, rei da Babilônia, foi marcada por episódios interessantes desde o começo do exílio. O rei disse a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel, dentre a linhagem real e dos nobres. Entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. A iniciativa de Daniel para que Deus cumprisse seus propósitos espirituais através de sua estada no país estrangeiro, foi de não se contaminar com a porção das iguarias do rei. Caro leitor (a), pense comigo sobre o auto controle do jovem Daniel diante da situação adversa e que lições importantes podemos extrair de sua vida! Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. Assim acontece com todo aquele que consegue governar seus impulsos carnais, Deus é por ele! Quais as áreas possíveis de dominarmos se permanecermos fiéis à nosso Pai celestial?

Podemos ter domínio sobre nosso espirito. Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade. Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. – Provérbios 16:32; 25:28. Podemos também ter domínio sobre nossa vida. Paulo perante Félix, então governador da província romana da Judéia, em sua defesa disse: Procuro sempre ter uma consciência sem ofensas diante de Deus e dos homens. Discorria ele sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro. Com todas as pressões que a ocasião proporcionava, Paulo ainda falava de auto controle, estado em que dava testemunho pessoal. Vamos ainda à outra esfera onde podemos governar em nós mesmos, são as concupiscências da carne e nossa língua.

Diz a Palavra de Deus: Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumento de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça – Romanos 6:12,13. Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo – Tiago:3:2. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude... – II Pedro 1:5ss.

Pense nisso: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” – I Coríntios 6:12.

O DOMÍNIO PRÓPRIO É UMA VIRTUDE SEM IGUAL, PRATIQUE!

Nenhum comentário: