sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DOIS CAMINHOS

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

O justo será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:3

Imagine dois caminhos; um conduz ao destino correto, consequentemente é prazeroso, mesmo com obstáculos, pois no final trará satisfação. O outro, embora pareça seguro, sem muitos obstáculos, conduz a um destino errado. No final causará desgosto por não cumprir o seu propósito, ou seja, será só decepção e amargura. Os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas – Provérbios 5:21.

Existem alguns procedimentos que claramente são passos num caminho rumo à derrota. O Salmo primeiro revela esses passos, os quais são: andar no conselho dos ímpios, se deter no caminho dos pecadores, assentar-se na roda dos escarnecedores e não ter prazer na Lei do Senhor (Vs. 1-2). É tão importante conhecer o caminho por onde trilhamos, como conhecer também o seu destino. Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte – Provérbios 14:12. Os ímpios não têm prazer na Palavra de Deus, logo, suas vidas já são um desastre por natureza. Vivem espalhados e sem união, não terão salvação, pois “não subsistirão no juízo” e jamais participarão na congregação dos justos (Salmos 1:4-6). Em contrapartida, aquele que se desvia destas coisas e tem prazer na Lei do Senhor, já está justificado por Cristo. Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei – Romanos 2:13. O justo vive da fé e ela o conduz à vitória na hora de Deus para “dar seu fruto na estação própria”. E ainda terá prosperidade, “tudo quanto fizer prosperará” (Salmos 1:3). “O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.” (v.6).

Qual é o Caminho do justo? Jesus é o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vai ao Pai, senão por Ele (João 14:6).

SE AINDA NÃO ENCONTRASTE O CAMINHO, EI-LO AÍ BEM AO TEU LADO.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

TOMADOS PELO MEDO

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações. II Pedro 1:19

Você é filho de Deus? Então não precisa temer. Leia o livro de Apocalipse, que Deus nos deu para detalhar o futuro. Deus, de fato, nos dá uma maravilhosa promessa se lermos este livro: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" – Apocalipse 1:3. O estudo da Palavra Profética, portanto, não é algo insignificante. Não se trata também de algo a ser deixado apenas com os especialistas. Ele é para todo filho de Deus. (Chamada da Meia Noite / agosto 1999)

Destaquei este trecho de uma das edições desta conceituada revista escatológica, para enfatizar o tema e estimular os leitores deste devocionário a terem mais contato com a Palavra profética. Ao invés de vivermos com medo do desconhecido, há um manual de vida chamado Bíblia Sagrada, a qual revela-nos o propósito de toda a criação, seu desenvolvimento em todas as culturas e culmina com o plano da salvação concretizado por Jesus Cristo, o qual prometeu preparar-nos lugar na casa do Pai. Quando nos dedicamos à verdade da Palavra Profética, nós nos encontramos no lugar certo o tempo todo. Isso nos dá segurança absoluta das coisas que estão por vir. Mas, quando descremos da Palavra Profética ou a ignoramos, então estamos em território desconhecido e somos tomados pelo medo.

A grande questão é o fato da pessoa querer viver independente de Cristo. Sem Cristo ela está totalmente perdida, rumo à condenação eterna. A Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para os nossos caminhos. Cristo é a vida revelada na Bíblia e Ele mesmo esclareceu: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” – João 8:12. Não andar em trevas significa saber de onde veio, onde está e a certeza segura para onde está indo.

NA CASA DE NOSSO PAI HÁ MUITAS MORADAS E JESUS JÁ ESTÁ PREPARANDO LUGAR PARA TODOS OS SEUS FILHOS. (João 14:2)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

AMOR DE VERDADE

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Quem nos separará do amor de Cristo? Romanos 8:35

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Esta é uma das maiores declarações do amor de Deus depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo. Junto com ela vem a garantia de justificação onde se lê: Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; e também a liberdade acerca da acusação daquele que provocou a queda do homem, o diabo. Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós – Romanos 8:32-34.

Paulo tinha sua própria convicção do amor de Deus, entretanto, ao lermos a sua declaração de fé - quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Logo, observamos que o apóstolo dos gentios falava de coisas que passou e passaria que provavam que nada faria que Cristo deixasse de amá-lo. Verdadeiramente Paulo passou por tribulações, angústias, perseguições, fome, nudez, perigo, espada, os livros de Atos, II Coríntios, Filipenses, II Timóteo e suas referências assim o comprovam. A história diz que Paulo morreu violentamente em Roma, e mesmo na morte Cristo não deixou de amá-lo.

Nas experiências amargas que passamos, Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Sua Palavra diz: Não te deixarei, nem te desampararei – Hebreus 13:5b. Há quem olhe para a condição pessoal e diz: Deus não me ama mais. É engano absoluto pensar desta maneira, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

O homem só não usufrui do amor de Deus se rejeitar seu Filho Unigênito, porém nosso Pai Celestial nunca deixará de amá-lo. O amor Divino não é sentimento, é ação.

DEUS TEM UMA ÚNICA PALAVRA, ELE NOS AMA E PONTO.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PACIÊNCIA ATIVA

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

(...), corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:1-2

Estudar a etimologia e o significado das palavras não é tão difícil. Basta ter em mãos um bom dicionário etimológico, ou melhor ainda, acessar os sites de pesquisa que tudo fica resolvido. Vamos tomar como exemplo a palavra paciência. Esta origina-se da palavra paciente que vem do latim "patientem": o que sofre, o que padece, logo, paciência é o estado de quem é paciente, resignado, perseverante. Até aqui tudo bem, não foi difícil, mas ter paciência já não é tão fácil pois, esta é uma virtude que se manifesta nas boas almas que acreditam que o choro pode durar uma noite; mas que, pela manhã vem o cântico de júbilo – Salmos 30:5.

Estamos acostumados com mensagens de autoajuda, de estímulos a praticarmos algo que nos beneficie rapidamente, de receitas incontáveis para uma vida próspera, porém, poucos anunciam que há tempo para todo propósito debaixo do céu – Eclesiastes 3:1. Meditando sobre nosso texto de hoje, observamos que a paciência mais difícil é aquela capaz de correr e trabalhar debaixo de uma adversidade! Mesmo tendo um grande peso sobre o coração ou o espírito angustiado, ainda assim continuar correndo. O prêmio é oferecido a quem vai até o fim.

Nosso chamado está vinculado ao exercício da paciência, isto é, na promoção da alegria do próximo, na vida social, na atividade profissional etc. Sepultar tristezas no meio destas situações não é pra qualquer um. Somente pela fé no Filho de Deus, nosso maior exemplo de resignação, venceremos todas as nossas batalhas com perseverança. Somos chamados a retermos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu – Hebreus 10:23.

Portanto, à vista da promessa de Deus, não vacile jamais por incredulidade, busque fortalecimento na fé, dando glória a Deus. (Romanos 4:20).

ENTRE A SEMENTE E A FLOR EXISTE UM INTERVALO QUE SE CHAMA “PACIÊNCIA”.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

AFLUENTES

Por Vanderlei do Couto
Leitura Bíblica

E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:1

A sede do saber é responsável pela evolução científica. O desejo pelo conhecimento, leva o ser humano a ter ideias, as quais muitas vezes resultam em alguma coisa útil para todos. Foi justamente a curiosidade que levou certa vez minha esposa e eu a conhecermos a nascente do rio Tietê, localizada em Salesópolis, na serra do Mar, a 1120 metros de altitude.

O rio Tietê é conhecido nacionalmente por atravessar, em seus 1010 km, praticamente todo estado de São Paulo de leste a oeste, marcando a geografia urbana da maior cidade do país, a capital paulista. Ele se volta para o interior e não corre para o oceano, característica que o tornou um importante instrumento na colonização do país. É interessante observar que de pequenos olhos d’água surge um rio tão imenso, porém, seu crescimento se deve aos seus afluentes ao longo de seu percurso, responsáveis por seu desenvolvimento. Afluentes podem colaborar para um desenvolvimento sadio ou danoso. No caso das grandes cidades, tais como a capital paulista, onde os afluentes já vêm poluídos pela descarga desordenada de esgotos doméstico e industrial, o desenvolvimento é danoso, inclusive para os cofres públicos que precisam arcar com despesas para desassoreamento etc. Nossa vida também pode ser comparada a um grande rio.

Ao nascermos tudo é perfeito; há pureza e inocência. Somos dependentes dos cuidados maternos; nossa primeira fonte de vida natural criada por Deus. À medida que vamos nos desenvolvendo somos apoiados por muitos afluentes. As influências do meio em que somos desenvolvidos, determinam a qualidade de vida que teremos, a qual pode ser sadia ou danosa. Para nos proteger de danos maiores, somos irrigados no corpo, na alma e no espírito, pelo afluente chamado rio da água da vida claro como cristal, que nasce do trono do Criador, o qual não permitirá que soframos estragos irreversíveis sujeitando-nos à perdição eterna.

PERMITA QUE JESUS CRISTO, O RIO CUJAS CORRENTES ALEGRAM A CIDADE DE DEUS, PURIFIQUE TODA SUA EXISTÊNCIA.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

SOMOS A CARTA DE CRISTO

Por Vanderlei do Couto
Leitura Bíblica

Em Cristo temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Colossenses 1:14-15

Em certo tempo Deus falou a Moisés sobre seu Filho Jesus Cristo ao pronunciar a frase “o sangue do meu sacrifício” (Êxodo 23:18; 34:25). Segundo consta nos estudos teológicos, Moisés foi o primeiro homem a quem o Senhor pôde revelar seu maior desejo em detalhes, o qual era o sacrifício de seu Filho Amado. Ao estudarmos o Antigo Testamento, fica nítida a vontade de Deus de revelar seu Filho como Salvador da humanidade. O Novo testamento confirma: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.

Sem querer ser redundante no tocante à Palavra de Deus - uma vez que a Bíblia se interpreta por si - precisamos entender o Supremo interesse do Pai Celestial para conosco. Somos citados pelo apóstolo Paulo como carta de Cristo, ministrada por alguém, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração (II Coríntios 3:3). Nesta carta, a qual somos nós, assim como em toda a Bíblia Sagrada, Deus quer revelar para a humanidade o seu Cordeiro, Seu Filho Amado em nós. Tudo isto é para que tenhamos comunhão com Ele e também com os irmãos; para que tenhamos paz e sintamos segurança.

Quando permitimos que Deus revele Seu Filho em nós, do mesmo modo como Moisés refletia Sua glória, nós também refletimos a glória de Cristo. Poderemos influenciar outros amados com a posição que Deus nos deu, posição de filho e com a família a qual pertencemos, a igreja de Cristo.

Podemos utilizar a nova vida em Cristo para o bem de outrem ou podemos também negligenciar nossa posição de filho deixando que outros pereçam sem conhecimento da salvação eterna.

AQUELE, POIS, QUE SABE FAZER O BEM E NÃO O FAZ, COMETE PECADO. (Tiago 4:17)

sábado, 22 de fevereiro de 2014

GUARDA-CHUVA NA MALA

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida – Provérbios 4:23.

Existem certos objetos de uso prático que precisam estar à disposição no momento em que precisamos deles. Fiquei imaginando, enquanto Maria arrumava as malas para nosso retorno de Caraguatatuba para São Roque, observei que ela recolheu seu guarda-chuva ora pendurado num pequeno cabide no banheiro, com o intuito de guarda-lo. Perguntei onde ela o havia colocado, ao que ela respondeu que havia colocado em sua bolsa. A bolsa de mulher, para nós homens é um lugar de difícil acesso, pois elas carregam de tudo o que se possa imaginar, porém as mulheres sabem perfeitamente onde encontrar o que precisam na hora de alguma emergência. Afinal quem que nunca se valeu de alguma utilidade que saiu da bolsa de uma mulher? Já imaginou se Maria respondesse que havia colocado o guarda-chuva na mala de viagem, justamente aquela que vai para o porta-malas do carro? Ficaria difícil utilizá-lo caso caísse uma chuva repentina, até abrir o porta-malas, abrir a mala e localizar o guarda-chuva já estaria com a roupa toda encharcada, ou como diria o paulista, ficaria ensopado antes de usar a proteção contra chuva.

Da mesma maneira é a vida de quem conheceu Jesus Cristo. Ele se torna aparente para quem está ao redor, pois habita no coração da pessoa convertida. À medida que o tempo vai passando, vamos deixando de vigiar as entradas do coração e aos poucos Jesus vai sendo colocado de lado, até ser colocado e trancado nas nossas malas nos lugares mais difíceis de se acessar. Essas malas podem ser: negligência, orgulho, excesso de autoconfiança etc. Quando surge uma emergência, até esquecemos que Ele existe e logo buscamos apavorados outros recursos, os quais não nos podem satisfazer naquela necessidade. Pior ainda, quando alguém precisa dele, não temos condições de oferece-lo, pois até já esquecemos que Ele é a nossa salvação.

Se Jesus parece estar longe de teus pensamentos e já não o buscas de todo o coração, busque ao Senhor enquanto se pode achar, invoque-o enquanto está perto, Ele ainda está bem próximo. (Isaías 55:6)

Jesus é a vida que precisamos manter dentro de nosso coração

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

GERAÇÃO CIBERNÉTICA

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17

Perdemos o contato da comunicação pessoal. Sem querer ser passadista, perdemos o melhor da vida, o qual é pessoas se importando com pessoas. Não bastasse alimentar os pet shops, os quais há muitos anos entraram no gosto da sociedade de forma exacerbada, ao ponto de valorizar-se mais um animal de estimação do que uma criança deixada ao abandono; pioramos. Pioramos porque deixamos as relações humanas e até os cuidados animalescos por relações cibernéticas. Comentava hoje com minha esposa ao descermos para o café e passarmos por uma jovem senhora que interagia com seu celular tão concentrada que nem notou nossa passagem. Pensei em cumprimenta-la com um bom dia, porém, ela vinha tão distraída segurando seu aparelho na mão direita e olhando fixamente para ele que hesitamos e seguimos em frente. Comentei: – Esta geração não sabe mais olhar nos olhos de outras pessoas para um cumprimento, ou um comentário, ela está ligada no mundo virtual.

Algum tempo depois, durante nosso retorno, passamos por uma senhora mais vivida e disse à ela sem hesitar: – “Bom dia”, ao que ela respondeu com toda firmeza, – “Bom dia”. Pensei: – Ainda há esperança, afinal o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido – Lucas 19:10. Sim, Jesus trouxe salvação eterna à toda a humanidade, livrando-a do poder da segunda morte promovido pelo pecado original (Isaías 53:5). A todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus – João 1:12. Porém, Ele também veio resgatar valores inestimáveis à todas as gerações, principalmente à “geração cibernética”. Princípios de olhar nos olhos, de sentir a necessidade do próximo, de tomar suas refeições em família, juntos, desligados do mundo virtual e ligados no mundo das relações humanas e cristãs.

Como poderemos viver com Cristo na eternidade se não valorizarmos as pessoas que Ele tanto valorizou?

PRECISAMOS INVESTIR TEMPO COM PESSOAS, SABENDO QUE NENHUMA RELAÇÃO PROFUNDA É FÁCIL.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CAUTERIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Mateus 15:18


Na ocasião em que João estava exilado na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus, ele recebeu a notificação do próprio Senhor Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente deveriam acontecer. João recebeu sete cartas para serem lidas aos pastores das sete igrejas da Ásia. A segunda carta foi dirigida à igreja de Esmirna, cujo bispo era Policarpo, e tem o seguinte teor: Ao anjo da igreja em Esmirna, isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte – Apocalipse 2:8-11.

A perseguição foi tão intensa que Policarpo foi preso à uma estaca para ser queimado na fogueira. Na hora da maior adversidade ele disse a seguinte frase: “Dou-Te muitas graças porque me trouxeste à esta hora, de modo a poder participar do cálice de Cristo, para a ressurreição da vida eterna, através da operação do Espírito Santo.” (Martírio de Policarpo)

Hoje, por muito menos muitos abdicam da fé em Cristo. Vivemos aquele tempo em que o apóstolo Paulo falou pelo Espirito que expressamente dizia que em tempos posteriores alguns apostatariam da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada – I Timóteo 4:1-2.

A Palavra de Cristo continua a mesma e nossa esperança é que encontremos forças nEle para não nos dobrarmos diante das perseguições advindas das hostes espirituais.

Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A MÁSCARA DO CARÁTER

Por Vanderlei do Couto
Leitura Bíblica


Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19

Nossa nação vive momentos de muita tensão. Há pouco menos de um ano para cá, não teve um dia se quer que não ouvíssemos falar de protestos públicos principalmente pelas ruas das grandes cidades. Eles reivindicam de tudo que possamos imaginar e há aqueles que só participam simplesmente por participar. Os movimentos populares são pacíficos no seu início, depois contam com a infiltração de vândalos mascarados, os quais transformam as ruas numa verdadeira praça de guerra urbana. Feridos, mutilados, mortos engrossam as estatísticas da violência no país. Fica aqui minha pergunta: “Por que as pessoas usam máscaras?” Quereriam elas simplesmente esconderem o rosto ou procurariam esconder algo mais sujo que a ira de uma face na multidão? Tenho comigo que isto é mais complexo do que se imagina.

Alguém que estivesse bem intencionado não esconderia jamais o seu rosto. Estamos tratando de um assunto que envolve caráter deturpado onde as pessoas pensam que as máscaras vão esconder tudo o que está por detrás delas, isto é, seus sentimentos, suas frustrações ou até mesmo suas manifestações demoníacas. O coração figura o imo da humanidade a qual se extravasa quando se sente inserida num grupo. O sentimento de estar junto reivindicando algo justo já seria o suficiente para que um manifestante no seu juízo perfeito se sentisse seguro, mas a necessidade da máscara revela pessoas solitárias no meio da multidão. Solitárias porque são antissociais, solitárias porque estão presas em suas próprias pechas, solitárias porque desconhecem o verdadeiro sentido da frase “amor próprio e amor ao próximo”. Disse Jesus: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” Mateus 5:8.

Quando Jesus Espírito diz isto hoje ao ser humano, Ele procura fazê-lo entender que nEle todos nós temos a possibilidade de sermos limpos de coração. Basta crermos e confessarmos, pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação – Romanos 10:10.

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletimos como um espelho a glória do Senhor, e somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor – II Coríntios 3:18.

MÁSCARA NO ROSTO É O REFLEXO DE UM CORAÇÃO EM PROFUNDO DESGOSTO.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

TUDO POSSO

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus.
Salmos 62:11

Hoje acordei pensando em tudo o que posso fazer ou ser. Não existem obstáculos que sejam intransponíveis para quem crê. O filósofo e matemático francês René Descartes, duvidando de sua própria existência, disse uma frase que entrou para a história: Cogito, ergo sum, que significa "penso, logo existo". Nossa humana existência nos dá uma série de possibilidades por vezes inenarráveis ou inimagináveis. Difícil durante uma vida seria explorar todas elas. Pensei: posso pensar, imaginar e realizar! Posso enxergar explorando o sentido mais amplo do verbo ver. Isso vai muito além do poder de captar imagens com o órgão da visão, o que já é uma dádiva indescritível. Posso ver por meio do pensamento e imaginar qualquer tipo de projeto. Posso realizá-los dentro da capacidade a mim concedida. Posso caminhar, palmilhar cada centímetro do chão onde estou e ainda vencer alguns obstáculos.

Posso respirar espontaneamente, sem depender de nenhum artifício. Posso me alimentar, digerir naturalmente qualquer tipo de alimento. Posso extrair da natureza tudo o que for necessário para minha sobrevivência. Posso contemplar as transformações da natureza e sua insistência em ser imponente, apesar de nós. Quando a transformamos desmedidamente, ela reage mostrando-se implacável. Posso amar, ter ao lado a mulher da minha mocidade e juntos lembrarmos nossa linda história. Posso ainda continuar sonhando sobre nosso futuro, o futuro de nossos filhos que também já estão escrevendo as suas histórias. Posso sonhar com um futuro melhor para o nosso país e para todo o mundo. Posso expressar meus pensamentos com palavras meditadas ou não. Enfim eu posso todas as coisas naquele que me fortalece – Filipenses 4:13.

Você já pensou em todas as suas possibilidades? Já agradeceu Àquele que lhe concedeu todas elas? Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além dele, que opera a favor daquele que por ele espera – Isaías 64:4.

EM DEUS TEMOS A POSSIBILIDADE DE VENCER COM A LIBERDADE DE VIVER.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O PRIMEIRO PASSO

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. Isaías 60.1

Dentre as inúmeras seitas existentes no mundo, há uma chamada budismo da qual como cristãos discordamos de sua filosofia não-teísta. Porém, como toda seita tem sua base em alguma verdade do cristianismo, aliás, é assim que seus adeptos são atraídos, há uma frase de Dalai Lama um tanto quanto interessante: “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” Muito estranho isto vir de uma doutrina filosófica pagã, não é mesmo? Pois é, Jesus disse que se os discípulos se calarem, as pedras clamarão! (Lucas 19:40)

Tenho comigo que muitos cristãos pouco influenciam no testemunho, porque geralmente suas vidas não condizem com o que creem. Há quem queira chegar a algum lugar ou objetivo sem dar o primeiro passo. Quando preciso da resposta de Deus aos meus pedidos, o primeiro passo é crer e pedir. É assim em todas as áreas de nossa vida: casamento, profissão, emprego, habitação, devoção etc.; tudo depende do primeiro passo, da iniciativa. Assim que alguém se levanta – toma uma atitude – descobrirá que Deus sempre está presente para o inspirar, entretanto é imperativo sair da inércia.

O texto bíblico de hoje diz que precisamos nos levantar e resplandecer. É preciso muita graça para vencermos o enfado da rotina enfadonha. Alguma tarefas humildes, desagradáveis, nos colocam à prova em nossa perseverança e resistência. Certa vez Jesus Cristo lavou os pés dos discípulos e disse: Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros – João 13:14. Na realidade todos nós precisamos ser inspirados por Deus para não encararmos nossas oportunidades de servirmos no reino, classificando algumas tarefas como muito humilhantes.

Ore à Deus e inicie ainda hoje seu projeto, nem que seja um só rabisco no guardanapo de papel.

AS MAIORES EDIFICAÇÕES FORAM INICIADAS COM IDÉIAS, PROJETOS E MÃOS À OBRA.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

BOA VONTADE

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Jesus não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem. João 2:25

Li certa vez que se colocarmos nossa confiança em qualquer ser humano, acabaremos por desesperar-nos de todo mundo. O texto bíblico da leitura de hoje parece apoiar esta ideia quando diz: “Estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o próprio Jesus não confiava neles, porque os conhecia a todos.”

Podemos nos tornar incrédulos e severos demais em nosso julgamento dos outros, quando alguém nos decepciona. Deus porém, nos leva a ver as pessoas como são. Não precisamos ficar amargos com nossos semelhantes. A incredulidade nas pessoas diminui a fé em Deus. Iludimo-nos, fantasiando nas pessoas aquilo que pensamos ser ideal aos nossos relacionamentos e assim findamos por ter muitas experiências dolorosas. A infidelidade entre pessoas se deve ao fato do juízo que fazem uns dos outros. Tudo pode ser maravilhoso ou desprezível dependendo do juízo que fazemos de tudo. Sofremos muito porque temos medo da decepção, e nossa atitude em relação a nossos semelhantes é exigir aquilo que eles não podem nos dar.

Quando João escreveu que Jesus não confiava nos homens, estava demonstrando que somente o Cristo de Deus poderia promover entre os homens um relacionamento ideal, a partir de Sua pessoa. Quando Jesus foi encontrado por pastores deitado numa manjedoura, da milícia celestial apareceu um anjo dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra, boa vontade para com os homens – Lucas 2:14. Se amamos uma pessoa e não amamos a Deus, exigimos dela total perfeição e retidão; não encontrando tais predicados, tornamo-nos rigorosos e prontos para represálias.

O relacionamento com outras pessoas deve estar baseado na lealdade que temos a nós mesmos, isto é, reconhecendo que também podemos falhar se não vigiarmos nossos gestos e palavras. O Senhor Jesus não confiava nos homens, todavia nunca deu indícios de receio e aflição ao relacionar-se com pessoas.

Jesus confiava na graça divina com tanta perfeição que olhava para os homens com a boa vontade do Pai.

NÃO SE ENCOLERIZE COM NINGUÉM, CONFIE MAIS NO SENHOR.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

AUTOSSUSTENTAÇÃO

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. João 4:14

A água sempre encontra o seu caminho. Não é por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos – Zacarias 4:6. O texto bíblico de hoje diz que a água que Jesus der se fará na pessoa que a beber, uma fonte que jorre para a vida eterna. Logo, nós só produzimos frutos daquilo que Deus nos deu. Nada é mérito nosso, ainda que sejamos honrados a glória e o poder pertence à Deus. É a água chamada Palavra de Deus que nos dá forma e faz que subsistamos. Tudo foi feito segundo a Sua Palavra. Deus é o Criador, nós, as criaturas. Existem alguns passos para que nossa construção seja completa.

Primeiro vem o desejo divino ou produção intelectual. Em seguida vem elaboração do projeto, a arquitetura divina. Finalmente a manufatura; a forma dada ao projeto. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente – Gênesis 2:7. Depois do projeto pronto vem a parte que só a mente soberana poderia imaginar; tornar a criatura autossustentável. Pois é, Deus pensou em tudo, nada lhe escapou! Ele observou a estrutura e composição do ser humano e previu até as falhas deste. Elaborou um novo projeto, Jesus Cristo Homem, bendito Filho imaculado, o qual não se contaminou com desejos carnais; ao ser humano é dada a oportunidade de tornar-se igual a Ele.

Esta é a providência clara e cristalina: “O Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; (...) – João 1:14.

” Somente seremos autossustentáveis bebendo todos os dias da Água que Jesus nos dá. Aquele que bebê-la nunca terá sede; e se fará em nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.

Se não nos desenvolvermos em Jesus não nos desenvolveremos em mais ninguém.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

UM SALTO PARA A VIDA

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. Atos 3:6

Há quem seja de origem humilde que com muito esforço vence na vida e há aqueles que, por conta de alguma limitação, tornam-se párias numa sociedade egoísta. Entretanto acreditamos que pessoas cristãs de oração e compromissadas com a Palavra de Deus não desperdiçarão qualquer oportunidade para servir ao próximo com os dons recebidos gratuitamente. (...) de graça recebestes, de graça dai – Mateus 10:8. Com toda segurança estas palavras estavam bem guardadas na mente transformada de Pedro e João quando, antes mesmo de adentrarem ao templo para a hora da oração, depararam-se com um homem pedindo esmolas para suprir necessidades básicas, uma vez que era coxo de nascença. A história narrada em Atos três mostra um pobre, totalmente dependente da caridade alheia e que precisava ser carregado, sendo assim um peso para os outros.

Era um dia como os demais; esperança de receber alguns trocados, talvez logo cedo já estimasse qual seria o resultado da caridade daquele dia. Quando chegou a tarde com ela chegou a surpresa; uma experiência inimaginável. Dois homens de semblante amável, aparência de altruístas e um pedido com a voz embargada – preciso de ajuda – mãos estendidas esperando receber algo que lhe sanasse a necessidade. A palavra de Pedro o surpreendera; não tenho prata nem ouro, abrindo margem para a imaginação daquele pobre homem. O que poderia ganhar olhando para os piedosos servos de Deus? Foi atendido além do esperado com uma cura maravilhosa; todos puderam contemplar a transformação e a alegria daquele que fora até então um símbolo da miséria em pessoa. O homem saltou, passou a andar e louvar a Deus; seu testemunho era visível, vivo causando espanto e admiração aos expectadores.

Quem sabe hoje você esteja precisando não de receber e sim de doar o que tem. Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber – Atos 20:35.

CUIDADO PARA NÃO ERGUER TEUS MUROS TÃO ALTOS QUE TORNE MUDO O GRITO DE SOCORRO DO TEU PRÓXIMO.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CONHECIMENTO MAGISTRAL

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

(...) crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. II Pedro 3:18

Provérbios de Salomão ensina: um varão sábio é forte, e o varão de conhecimento consolida a força – 24:5. Temos a exortação do apóstolo Pedro a que segundo a promessa de Cristo, aguardemos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. Dizia ele também acerca do perigo a que estão expostos os novos cristãos ao receberem um ensinamento conspurcado das Escrituras ao ponto de os levarem a descair de sua firmeza por causa da falta de conhecimento. Aí então a advertência seguida da instrução sobre a necessidade de crescimento na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (II Pedro 3:13-18)

O conhecimento de Deus é tão importante por conta de seu dinamismo, pois ele produz força e livra o cristão da conformidade com este mundo e consequente acomodação. Tal conhecimento traz à pessoa motivação e alegria no espírito. Ele faz do cristão alguém cheio de amor ao próximo, de modo que o amor é o cumprimento da lei – Romanos 13:10, ainda dá ânimo; força para perdoar, consciência da presença do Espírito Santo e muita robustez para enfrentar as adversidades.

O conhecimento é uma experiência que leva a pessoa, mesmo na angústia, a saber que Deus está no controle e que Ele é capaz de tudo, até mesmo de nos capacitar a resolver nossas pendências em paz. No seu favor está a vida – Salmos 30:5. Conhecimento é principalmente intimidade com Deus, e é isto que nos dá a certeza de que seremos ouvidos. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós – Tiago 4:8. Ele nos dá a libertação do poder do pecado (João 8:32,34), e ainda nos dá a garantia de vida eterna.

E a vida eterna é esta: que conheçam ao Pai, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que Ele enviou – João 17:3.

O CONHECIMENTO DE DEUS NOS LIBERTA DE NOSSO PRÓPRIO “EU”.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

PÃO VIVO

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. João 6:35

Ao ler no livro de Levítico, capítulo 24, sobre os pães oferecidos sobre a mesa de ouro diante de Deus em duas fileiras de seis; alimento oferecido em memorial no dia de sábado, fiquei a meditar sobre Jesus, o Pão vivo que desceu do céu. Lembrei da célebre frase dita por Ele: “Não foi Moisés quem vos deu o Pão do céu; mas é meu Pai quem vos dá o verdadeiro Pão do céu” – João 6:32, leia ainda 24-40. O cristão participa regularmente da Ceia do Senhor e o pão distribuído aos fiéis é um elemento indispensável.

O pão é feito de massa de farinha de cereais, porém o cereal mais usado é o trigo, cujas propriedades e valores nutricionais são inquestionáveis. O pão é alimento para o corpo, portanto, é indispensável para a manutenção da vida. Já observou alguém desnutrido? Geralmente, quando estamos bem alimentados pouco lembramos de nossos semelhantes que vivem em regiões onde a desigualdade social é tão forte que falta-lhes de tudo, inclusive o pão; alimento básico para a continuação da vida. Da mesma forma que o corpo humano precisa do pão, o qual figura todo o tipo de alimento para sobrevivência, o corpo de Cristo, a igreja, precisa regularmente comer do pão memorial – Ceia do Senhor – e também o Pão diário, o qual é a meditação na Palavra de Deus, responsável por nossa sobrevivência espiritual.

Reuniões sociais, programas ideados para promover a comunhão, jamais sustentarão o corpo de Cristo; a igreja sobrevive por causa do alimento diário que lhe é servido; a Palavra viva e eficaz. Precisamos ainda da Ceia do Senhor, algo palpável para lembrarmos da morte e ressurreição de Cristo, o qual se manifesta ao mundo através de sua igreja na essência. No Pão encontramos a essência da vida para não perecermos. Jesus diz: “Sem mim nada podeis fazer” – João 15:5. O Pão aumenta nossa fé para realizarmos a obra de Deus e para conhecermos Aquele que deu o Pão vivo. (João 6:32)

Participando regularmente dos cultos e da Ceia do Senhor, renovaremos nossas forças na essência da vida, continuaremos tendo fé para realizarmos a obra de Deus e conheceremos melhor a Deus, quem nos deu o Pão da vida.

COMO O PÃO ALIMENTA O CORPO, ASSIM A BÍBLIA ALIMENTA A ALMA.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SEM TROPEÇOS

Por Vanderlei do Couto


Leitura Bíblica 



Disse Jesus a seus discípulos: É impossível que não venham tropeços, mas ai daquele por quem vierem! Lucas 17:1 


Antes de qualquer comentário minha sugestão é que V.S.ª leia Lucas 17:1-6. Quero partir do pressuposto que já tenha lido para prosseguir. Uma pessoa que ensina outras tem grandes responsabilidades. Tiago já advertia as doze tribos que andavam dispersas: Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo – Tiago 3:1. No texto de hoje, Jesus dirigiu esta advertência principalmente aos líderes religiosos que ensinavam seus discípulos a serem hipócritas. (Leia Mateus 23:15) Os discípulos foram alertados para não se incluírem no mesmo erro, uma vez que Jesus os estava treinando para o ministério. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor – Mateus 10:25. 


O pedido dos discípulos foi genuíno; queriam a fé necessária para poderem perdoar verdadeiramente (Lucas 17:5), levando em consideração que, dependendo da dimensão da ofensa, nem sempre estamos preparados para responder à altura sem retaliação e isso pode pôr a perder tudo o que ensinamos. A fim de que o discípulo não coloque tropeços em outras vidas, ele precisa compreender melhor o princípio chamado fé, que é referida também como fruto do Espírito e um dom (Gálatas 5:22; I Coríntios 12:9). Na verdade a resposta de Jesus dá conta de que a quantidade de fé não é tão importante quanto a autenticidade. 

A fé como fundamento e fidelidade, é a confiança e lealdade completa em Deus. Ela é também a obediência completa e humilde à Sua vontade, de tal maneira que estejamos prontos para fazer qualquer coisa que Ele nos mande. A disposição para fazer a vontade de Deus é o resultado de nossa confiança e lealdade à Ele, nosso eterno Criador. 

Nossa fé é algo quase tão imperceptível como a semente de mostarda, mas que se semeada adequadamente – colocada em prática – pode influenciar no rumo da história.

QUE DAQUI PRA FRENTE MINHA VIDA SEJA MAIS CLARA, PARA QUE POSSA CAMINHAR E PERMITIR QUE OUTROS CAMINHEM SEM TROPEÇOS.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ONDAS NO TELHADO

Por Vanderlei do Couto
Leitura Bíblica

Eis que isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitas invenções. Eclesiastes 7:29

Residimos há alguns anos no mesmo endereço. Um sobrado comum, mas que nos acomoda muito bem. De três anos para cá ainda mais, porque nossa filha caçula se casou. Sobrou até um quarto para hóspedes!

Quando fixamos residência por muito tempo no mesmo lugar, alguns detalhes são observados com mais frequência, tudo devido à rotina. Em virtude do relevo do local, a casa vizinha da direita, a qual não é assobradada, mostra da lateral da nossa toda a sua cobertura feita com telhas de cerâmica. Um modelo até elegante, não fosse a inabilidade do profissional que realizou a reforma. Sempre que saímos à porta da cozinha, a primeira imagem que deparamos são as ondas do telhado perceptíveis por qualquer ângulo. O acabamento de cumeeiras cerâmicas serviriam para estetizar a cobertura, porém, foram colocadas tão desalinhadas que tiraram de vez a beleza do imóvel. E há quem pague!

Olhei para o outro lado e observei o relevo da natureza, com suas montanhas forradas de vegetação, algumas falhas geológicas, enfim, a natureza criada por Deus. Mesmo com todas as diferenças e desigualdades, ainda assim é bela, pois quem a criou é perfeito. Pensei: “O torto de Deus é mais reto que o prumo de homem”. Pense! O melhor uso que fizermos de nossa vida e dotes, não estando estes debaixo da graça de Deus, sempre será horrível. Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como o vento, nos arrebatam – Isaías 64:6. O Unigênito de Deus, Jesus Cristo, é aquele que torna belo tudo aquilo que realizamos em seu glorioso nome. Suas palavras ecoam pelos séculos dos séculos:

“Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto (Paráfrase: realiza coisas lindas e admiráveis); porque sem mim nada podeis fazer” – João 15:5.

O CAMINHO DE DEUS É PERFEITO E É ELE QUE APERFEIÇOA O NOSSO.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

NO LIMITE

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Apagões, violência, manifestações populares, olhares fitos em eventos futuros, copa do mundo, olimpíadas, grandes campeonatos e as raposinhas se aproveitando do espaço à elas reservado sem qualquer pudor. Enquanto as preocupações estão voltadas para o macro desenvolvimento econômico do país, tão esperado com a chegada de mega eventos, elas estão trabalhando mais do que nunca e livremente. É o nepotismo governamental, a propina imperando sem nenhum escrúpulo, cargos de confiança ocupados por pessoas impudicas, e as raposinhas com tochas amarradas nas caldas vão queimando toda a lavoura.

A lavoura do pudor, a lavoura do bom senso com os gastos públicos, a lavoura da família exemplar, a lavoura dos homens e mulheres de palavra, a lavoura da honra, a lavoura dos relacionamentos respeitosos, a lavoura do amor ao próximo etc. Estamos no limite; Sodoma e Gomorra foram julgadas por bem menos, nossos dias levam-lhes vergonha à memória! Até quando, ou até quanto mais vamos suportar calados, fantasiando que não temos nada com isso? Para honramos nosso bom nome de cristãos, nossa atitude há de ser aquela de pessoas que fazem a diferença com a verdade praticada e não somente anunciada. Não dá para nos amoldarmos com a situação do mundo atual, afinal somos seres humanos ou camaleões?

Na citação bíblica a seguir temos uma declaração universal sobre os deveres dos cristãos não nominais. Diz o parágrafo: não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; - Romanos 12:11. Servir ao Senhor não se restringe ao ir ao templo, mas principalmente em olhar ao redor, estar ciente do estado das coisas e pessoas e praticar as boas obras que estiverem a seu alcance.

E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa – Mateus 10:42.

FAZENDO NOSSA PARTE, ELIMINAREMOS MUITAS RAPOSINHAS.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CONVERSANDO COM DEUS

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

E ao ouvir “uma voz mansa e delicada”, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
I Reis 19:13

Mais do que um conjunto de palavras que expressam um pensamento, a oração dirigida à Deus é uma elevação da alma ao seu Criador, é uma meditação na pessoa transcendental de Jesus Cristo, nosso único mediador. Tal é o anseio humano quando este acredita piamente nas Sagradas Letras, que ele espera ser ouvido e atendido por um Deus supremo e único, cuja grandeza sobrepuja qualquer mente no seu mais elevado grau de lucidez. Um Senhor que se inclina para cada ser, criado à Sua imagem e semelhança, no intuito de dar-lhe atenção e resposta esperadas. (Leia Salmos 40:1) Como é conversar com Deus e não conseguir?

Elias, um profeta no reino de Samaria durante o reinado de Acabe, segundo o texto de I Reis 19:9-13, passou por uma dessas experiências. Depois de passar uma noite numa caverna em Horebe, o monte de Deus, ele conversou com Deus questionando-o, e logo foi chamado para fora da cavidade na rocha onde estava enfurnado. Do lado de fora ele percebe um vento forte, um terremoto e um fogo, mas o Senhor não estava em nenhum deles! O Soberano respondeu sua oração com uma voz mansa e delicada.

Nosso anseio quando conversamos com Deus é logo ouvir a sua voz. Imaginamos que o Todo-Poderoso vai falar com voz de trovão, quando na realidade Ele age no inimaginável. Para ouvir a Sua voz precisamos nos despir de todos os nossos pré-conceitos sobre a divindade e apenas aquietar-nos, porque Ele é Deus (Salmos 46:10). Lembremos: Deus não esquece do aflito e do necessitado (Salmos 40:17). Muitas vezes pensamos no Senhor como alguém que precisa ser convencido de que realmente estamos necessitados.

Não tente medir forças com Deus, Ele conhece seus anseios e necessidades antes mesmo que saia uma só palavra de sua boca. (Salmos 139:4)

OUÇA O TODO-PODEROSO; NÃO O QUESTIONE!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

FERRAMENTAS PARA ANDAR SEGURO

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, encheu-se de furor. Ester 3:5

Segurança aparente nem sempre é infalível. Explico: Há ocasiões em que o clima de insegurança popular é tão absurdo que as pessoas apegam-se a tudo o que tem pela frente para se protegerem. Alguns se apegam às posses, compram sua segurança por bom preço, outros se apegam ao preparo profissional ou intelectual, outros se apegam aos amigos etc. Há ainda aqueles que se apegam à religiosidade, mas no final é só decepção. A Palavra de Deus diz que: Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que ele escolheu para sua herança – Salmos 33:12.

O texto de hoje fala de Hamã e Mardoqueu, dois personagens de expressão no reino de Assuero. Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia e quis exterminar o povo judeu que ficara sob tal domínio após a queda da Babilônia, e Mardoqueu era primo de Ester e, pela morte dos pais desta, a adotou, criando-a como filha. Por tal, mereceu a confiança e obediência de Ester, mesmo quando esta saiu de sua casa para ser rainha do rei Assuero.

O ímpio Hamã andava enfurecido contra Mardoqueu e, pelo fato de ocupar lugar acima de todos os príncipes que estavam com ele, de ter sido engrandecido pelo rei e ter recebido autoridade deste, sentia-se seguro com suas ferramentas na execução de seus maus intentos contra o povo judeu. Já Mardoqueu, o justo, possuía outras ferramentas! Ele vivia o amor por seu povo, possuía histórico de homem íntegro e possuía créditos nos céus. Ele teve a oportunidade de ver os planos do ímpio Hamã serem frustrados. A recompensa de Hamã foi a morte e também aos seus filhos. A recompensa do justo Mardoqueu foi exaltação pessoal e de seu povo. (Ester 10:1-3) O perverso de coração nunca achará o bem; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo – Provérbios 17:20; Eclesiastes 8:5.

COM HISTÓRICO DE AMOR, JUSTIÇA E CRÉDITOS COM JESUS, ANDAREMOS SEMPRE EM SEGURANÇA.


sábado, 1 de fevereiro de 2014

FERRAMENTAS PARA SERVIR

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.
Juízes 6:12

Nossa reflexão de hoje está baseada na história do chamado de Gideão, um dos juízes de Israel, (Leia Juízes 6:11-24; 36-40). Segundo alguns eruditos, nesse relato central dos juízes, são destacadas as questões fundamentais do período em que os juízes julgavam cheios do Espirito Santo em Israel: a luta entre a incredulidade do povo e a adoração a Baal diante da sabedoria do Senhor Deus, sobre Israel, seu povo segundo a Aliança (Fonte BKJ). Gideão foi escolhido em virtude de sua coragem, força e ousadia. A história nos dá conta das ferramentas que Gideão recebeu de Deus para servir e viver com abundância.

Os que creem em Cristo, recebendo-o como Senhor e Salvador, dispõe das mesmas ferramentas para servir e viver com abundância. Gideão soube que o Senhor estava com ele e se encheu de coragem destruindo o altar de Baal. No início da era cristã já haviam discípulos cheios de ousadia. E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus – Atos 4:31. Assim como o Espírito estava com Gideão, está com todo aquele que crê. O próprio Senhor o chamou de forte e valente. Gideão não se considerava capaz de julgar Israel, mas essa não era a posição do Soberano.

O Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração – I Samuel 16:7. Além da ousadia para pedir sinais de confirmação ministerial, na sua oferta ao Senhor desceu fogo do céu pra consumir a oferta (v. 21). Mostrou o Senhor suas maravilhas livrando, protegendo e fazendo proezas em Israel. E estes sinais acompanharão aos que crerem: (...) – Marcos 16:17,18.

Deus dá ao que crê: “sinais de sua presença, aceita a oferta dedicada com amor e dá força e coragem para fazer a sua obra.”

ACREDITE: “VOCÊ É UMA FERRAMENTA DE DEUS PARA SERVIR!”