sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SEM TROPEÇOS

Por Vanderlei do Couto


Leitura Bíblica 



Disse Jesus a seus discípulos: É impossível que não venham tropeços, mas ai daquele por quem vierem! Lucas 17:1 


Antes de qualquer comentário minha sugestão é que V.S.ª leia Lucas 17:1-6. Quero partir do pressuposto que já tenha lido para prosseguir. Uma pessoa que ensina outras tem grandes responsabilidades. Tiago já advertia as doze tribos que andavam dispersas: Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo – Tiago 3:1. No texto de hoje, Jesus dirigiu esta advertência principalmente aos líderes religiosos que ensinavam seus discípulos a serem hipócritas. (Leia Mateus 23:15) Os discípulos foram alertados para não se incluírem no mesmo erro, uma vez que Jesus os estava treinando para o ministério. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor – Mateus 10:25. 


O pedido dos discípulos foi genuíno; queriam a fé necessária para poderem perdoar verdadeiramente (Lucas 17:5), levando em consideração que, dependendo da dimensão da ofensa, nem sempre estamos preparados para responder à altura sem retaliação e isso pode pôr a perder tudo o que ensinamos. A fim de que o discípulo não coloque tropeços em outras vidas, ele precisa compreender melhor o princípio chamado fé, que é referida também como fruto do Espírito e um dom (Gálatas 5:22; I Coríntios 12:9). Na verdade a resposta de Jesus dá conta de que a quantidade de fé não é tão importante quanto a autenticidade. 

A fé como fundamento e fidelidade, é a confiança e lealdade completa em Deus. Ela é também a obediência completa e humilde à Sua vontade, de tal maneira que estejamos prontos para fazer qualquer coisa que Ele nos mande. A disposição para fazer a vontade de Deus é o resultado de nossa confiança e lealdade à Ele, nosso eterno Criador. 

Nossa fé é algo quase tão imperceptível como a semente de mostarda, mas que se semeada adequadamente – colocada em prática – pode influenciar no rumo da história.

QUE DAQUI PRA FRENTE MINHA VIDA SEJA MAIS CLARA, PARA QUE POSSA CAMINHAR E PERMITIR QUE OUTROS CAMINHEM SEM TROPEÇOS.

Nenhum comentário: