quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A MÁSCARA DO CARÁTER

Por Vanderlei do Couto
Leitura Bíblica


Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19

Nossa nação vive momentos de muita tensão. Há pouco menos de um ano para cá, não teve um dia se quer que não ouvíssemos falar de protestos públicos principalmente pelas ruas das grandes cidades. Eles reivindicam de tudo que possamos imaginar e há aqueles que só participam simplesmente por participar. Os movimentos populares são pacíficos no seu início, depois contam com a infiltração de vândalos mascarados, os quais transformam as ruas numa verdadeira praça de guerra urbana. Feridos, mutilados, mortos engrossam as estatísticas da violência no país. Fica aqui minha pergunta: “Por que as pessoas usam máscaras?” Quereriam elas simplesmente esconderem o rosto ou procurariam esconder algo mais sujo que a ira de uma face na multidão? Tenho comigo que isto é mais complexo do que se imagina.

Alguém que estivesse bem intencionado não esconderia jamais o seu rosto. Estamos tratando de um assunto que envolve caráter deturpado onde as pessoas pensam que as máscaras vão esconder tudo o que está por detrás delas, isto é, seus sentimentos, suas frustrações ou até mesmo suas manifestações demoníacas. O coração figura o imo da humanidade a qual se extravasa quando se sente inserida num grupo. O sentimento de estar junto reivindicando algo justo já seria o suficiente para que um manifestante no seu juízo perfeito se sentisse seguro, mas a necessidade da máscara revela pessoas solitárias no meio da multidão. Solitárias porque são antissociais, solitárias porque estão presas em suas próprias pechas, solitárias porque desconhecem o verdadeiro sentido da frase “amor próprio e amor ao próximo”. Disse Jesus: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” Mateus 5:8.

Quando Jesus Espírito diz isto hoje ao ser humano, Ele procura fazê-lo entender que nEle todos nós temos a possibilidade de sermos limpos de coração. Basta crermos e confessarmos, pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação – Romanos 10:10.

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletimos como um espelho a glória do Senhor, e somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor – II Coríntios 3:18.

MÁSCARA NO ROSTO É O REFLEXO DE UM CORAÇÃO EM PROFUNDO DESGOSTO.

Nenhum comentário: