sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

BOA VONTADE

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Jesus não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem. João 2:25

Li certa vez que se colocarmos nossa confiança em qualquer ser humano, acabaremos por desesperar-nos de todo mundo. O texto bíblico da leitura de hoje parece apoiar esta ideia quando diz: “Estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o próprio Jesus não confiava neles, porque os conhecia a todos.”

Podemos nos tornar incrédulos e severos demais em nosso julgamento dos outros, quando alguém nos decepciona. Deus porém, nos leva a ver as pessoas como são. Não precisamos ficar amargos com nossos semelhantes. A incredulidade nas pessoas diminui a fé em Deus. Iludimo-nos, fantasiando nas pessoas aquilo que pensamos ser ideal aos nossos relacionamentos e assim findamos por ter muitas experiências dolorosas. A infidelidade entre pessoas se deve ao fato do juízo que fazem uns dos outros. Tudo pode ser maravilhoso ou desprezível dependendo do juízo que fazemos de tudo. Sofremos muito porque temos medo da decepção, e nossa atitude em relação a nossos semelhantes é exigir aquilo que eles não podem nos dar.

Quando João escreveu que Jesus não confiava nos homens, estava demonstrando que somente o Cristo de Deus poderia promover entre os homens um relacionamento ideal, a partir de Sua pessoa. Quando Jesus foi encontrado por pastores deitado numa manjedoura, da milícia celestial apareceu um anjo dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra, boa vontade para com os homens – Lucas 2:14. Se amamos uma pessoa e não amamos a Deus, exigimos dela total perfeição e retidão; não encontrando tais predicados, tornamo-nos rigorosos e prontos para represálias.

O relacionamento com outras pessoas deve estar baseado na lealdade que temos a nós mesmos, isto é, reconhecendo que também podemos falhar se não vigiarmos nossos gestos e palavras. O Senhor Jesus não confiava nos homens, todavia nunca deu indícios de receio e aflição ao relacionar-se com pessoas.

Jesus confiava na graça divina com tanta perfeição que olhava para os homens com a boa vontade do Pai.

NÃO SE ENCOLERIZE COM NINGUÉM, CONFIE MAIS NO SENHOR.

Nenhum comentário: