domingo, 2 de fevereiro de 2014

FERRAMENTAS PARA ANDAR SEGURO

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, encheu-se de furor. Ester 3:5

Segurança aparente nem sempre é infalível. Explico: Há ocasiões em que o clima de insegurança popular é tão absurdo que as pessoas apegam-se a tudo o que tem pela frente para se protegerem. Alguns se apegam às posses, compram sua segurança por bom preço, outros se apegam ao preparo profissional ou intelectual, outros se apegam aos amigos etc. Há ainda aqueles que se apegam à religiosidade, mas no final é só decepção. A Palavra de Deus diz que: Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que ele escolheu para sua herança – Salmos 33:12.

O texto de hoje fala de Hamã e Mardoqueu, dois personagens de expressão no reino de Assuero. Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia e quis exterminar o povo judeu que ficara sob tal domínio após a queda da Babilônia, e Mardoqueu era primo de Ester e, pela morte dos pais desta, a adotou, criando-a como filha. Por tal, mereceu a confiança e obediência de Ester, mesmo quando esta saiu de sua casa para ser rainha do rei Assuero.

O ímpio Hamã andava enfurecido contra Mardoqueu e, pelo fato de ocupar lugar acima de todos os príncipes que estavam com ele, de ter sido engrandecido pelo rei e ter recebido autoridade deste, sentia-se seguro com suas ferramentas na execução de seus maus intentos contra o povo judeu. Já Mardoqueu, o justo, possuía outras ferramentas! Ele vivia o amor por seu povo, possuía histórico de homem íntegro e possuía créditos nos céus. Ele teve a oportunidade de ver os planos do ímpio Hamã serem frustrados. A recompensa de Hamã foi a morte e também aos seus filhos. A recompensa do justo Mardoqueu foi exaltação pessoal e de seu povo. (Ester 10:1-3) O perverso de coração nunca achará o bem; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo – Provérbios 17:20; Eclesiastes 8:5.

COM HISTÓRICO DE AMOR, JUSTIÇA E CRÉDITOS COM JESUS, ANDAREMOS SEMPRE EM SEGURANÇA.


Nenhum comentário: