terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PACIÊNCIA ATIVA

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

(...), corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:1-2

Estudar a etimologia e o significado das palavras não é tão difícil. Basta ter em mãos um bom dicionário etimológico, ou melhor ainda, acessar os sites de pesquisa que tudo fica resolvido. Vamos tomar como exemplo a palavra paciência. Esta origina-se da palavra paciente que vem do latim "patientem": o que sofre, o que padece, logo, paciência é o estado de quem é paciente, resignado, perseverante. Até aqui tudo bem, não foi difícil, mas ter paciência já não é tão fácil pois, esta é uma virtude que se manifesta nas boas almas que acreditam que o choro pode durar uma noite; mas que, pela manhã vem o cântico de júbilo – Salmos 30:5.

Estamos acostumados com mensagens de autoajuda, de estímulos a praticarmos algo que nos beneficie rapidamente, de receitas incontáveis para uma vida próspera, porém, poucos anunciam que há tempo para todo propósito debaixo do céu – Eclesiastes 3:1. Meditando sobre nosso texto de hoje, observamos que a paciência mais difícil é aquela capaz de correr e trabalhar debaixo de uma adversidade! Mesmo tendo um grande peso sobre o coração ou o espírito angustiado, ainda assim continuar correndo. O prêmio é oferecido a quem vai até o fim.

Nosso chamado está vinculado ao exercício da paciência, isto é, na promoção da alegria do próximo, na vida social, na atividade profissional etc. Sepultar tristezas no meio destas situações não é pra qualquer um. Somente pela fé no Filho de Deus, nosso maior exemplo de resignação, venceremos todas as nossas batalhas com perseverança. Somos chamados a retermos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu – Hebreus 10:23.

Portanto, à vista da promessa de Deus, não vacile jamais por incredulidade, busque fortalecimento na fé, dando glória a Deus. (Romanos 4:20).

ENTRE A SEMENTE E A FLOR EXISTE UM INTERVALO QUE SE CHAMA “PACIÊNCIA”.

Nenhum comentário: