domingo, 9 de fevereiro de 2014

PÃO VIVO

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. João 6:35

Ao ler no livro de Levítico, capítulo 24, sobre os pães oferecidos sobre a mesa de ouro diante de Deus em duas fileiras de seis; alimento oferecido em memorial no dia de sábado, fiquei a meditar sobre Jesus, o Pão vivo que desceu do céu. Lembrei da célebre frase dita por Ele: “Não foi Moisés quem vos deu o Pão do céu; mas é meu Pai quem vos dá o verdadeiro Pão do céu” – João 6:32, leia ainda 24-40. O cristão participa regularmente da Ceia do Senhor e o pão distribuído aos fiéis é um elemento indispensável.

O pão é feito de massa de farinha de cereais, porém o cereal mais usado é o trigo, cujas propriedades e valores nutricionais são inquestionáveis. O pão é alimento para o corpo, portanto, é indispensável para a manutenção da vida. Já observou alguém desnutrido? Geralmente, quando estamos bem alimentados pouco lembramos de nossos semelhantes que vivem em regiões onde a desigualdade social é tão forte que falta-lhes de tudo, inclusive o pão; alimento básico para a continuação da vida. Da mesma forma que o corpo humano precisa do pão, o qual figura todo o tipo de alimento para sobrevivência, o corpo de Cristo, a igreja, precisa regularmente comer do pão memorial – Ceia do Senhor – e também o Pão diário, o qual é a meditação na Palavra de Deus, responsável por nossa sobrevivência espiritual.

Reuniões sociais, programas ideados para promover a comunhão, jamais sustentarão o corpo de Cristo; a igreja sobrevive por causa do alimento diário que lhe é servido; a Palavra viva e eficaz. Precisamos ainda da Ceia do Senhor, algo palpável para lembrarmos da morte e ressurreição de Cristo, o qual se manifesta ao mundo através de sua igreja na essência. No Pão encontramos a essência da vida para não perecermos. Jesus diz: “Sem mim nada podeis fazer” – João 15:5. O Pão aumenta nossa fé para realizarmos a obra de Deus e para conhecermos Aquele que deu o Pão vivo. (João 6:32)

Participando regularmente dos cultos e da Ceia do Senhor, renovaremos nossas forças na essência da vida, continuaremos tendo fé para realizarmos a obra de Deus e conheceremos melhor a Deus, quem nos deu o Pão da vida.

COMO O PÃO ALIMENTA O CORPO, ASSIM A BÍBLIA ALIMENTA A ALMA.

Nenhum comentário: