quinta-feira, 27 de março de 2014

ABUSANDO DA HOSPITALIDADE

Por Vanderlei do Couto


Pedro, pois, convidando-os a entrar, os hospedou. No dia seguinte levantou-se e partiu com eles, e alguns irmãos, dentre os de Jope, o acompanharam. Atos 10:23

Encontramos no texto de Atos do Apóstolos 10:1-24 três classes de pessoas a saber: O Hospedeiro, Simão, o curtidor de couro e sua família; o hóspede, Simão Pedro e os convidados do hóspede, dois domésticos de Cornélio e um soldado piedoso, os quais foram enviados a Jope para falarem com Pedro acerca da visão que seu senhor tivera de um anjo de Deus. Pensemos juntos: que direitos tinha Pedro de convidar outros a se hospedarem com ele, uma vez que estava como hóspede na casa de Simão, o curtidor?

Se Pedro encontrava-se hospedado na casa de um amigo, logo ele possuía todos os privilégios de um hóspede. Tinha ele direito de banhar-se, de descansar, de se alimentar e até de trazer convidados, porque um hospedeiro que se preze, recebe seu convidado como se fosse da família, afinal ele possui marcas próprias de generosidade, hospitalidade, paciência etc. Os convidados de Pedro por sua vez, passaram a gozar dos mesmos direitos, ou seja, banho, descanso, alimento e também o direito de convidar outras pessoas. Você já havia analisado por este prisma sobre o que é hospitalidade? Paulo ensinou a Timóteo (I Timóteo 3:2) que o ministro do Evangelho deve ser hospitaleiro, uma vez que, ele cuida do rebanho para o Senhor.

Somos peregrinos na terra, porém, Jesus nos hospeda em sua casa, “Igreja”, o que Ele espera de nós é que sejamos hospitaleiros, ou seja, uma vez que estamos alojados na casa de Deus – a igreja corpo de Cristo – devemos prestar muita atenção àqueles que peregrinam pelo mundo sem destino definido, e convidá-los para entrarem no nosso lar provisório até que Cristo nos leve todos ao Lar definitivo.

Jesus ensina: “Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha” – Lucas 14:23.

HOSPEDEMOS MENOS RANCORES NO CORAÇÃO E CONVIDEMOS MAIS PECADORES À SALVAÇÃO.

Nenhum comentário: