sexta-feira, 7 de março de 2014

RUDES RELAÇÕES

Por Vanderlei do Couto


Leitura Bíblica



Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. Mateus 16:24

Admiráveis invenções são a forma que encontramos para facilitar nossa vida. Nos mais variados setores sociais, incluindo a família, até mesmo na individualidade buscamos meios de viver com mais conforto. Desde tarefas mais simples até as mais complexas, para tudo existe um invento facilitador. Facilitamos até nossos relacionamentos por meio de redes sociais na WEB. A conquista da confiança do próximo através do caráter e da convivência ficou desgastada. Afinal, por que preocupar-se em “ser” quando as amizades são virtuais? Os relacionamentos tornaram-se tão superficiais que os humanos quando se encontram, enxergam no outro não seu semelhante, mas um E.T., razão pela qual crimes bárbaros e sem explicação são cometidos em todas as esferas sociais. O que serviria para aproximar as pessoas, as está afastando cada vez mais umas das outras. É a síndrome do esquivo, da rudez, do arisco e do intratável. Jesus já alertava sobre um compromisso pessoal com o próximo, sendo Ele o personagem principal, nosso exemplo mor.



Não existe uma outra condição para um bom relacionamento interpessoal senão pela renúncia pessoal. Se alguém desejar ter Jesus como amigo, parceiro, salvador, deve negar suas manifestações egoístas, próprias de quem só olha por seus próprios interesses. Tudo tem seu princípio em Cristo e mesmo assim mais e mais pessoas estão se unindo à igreja sem passarem pela cruz de Cristo, como se aquela fosse mais uma comunidade societária. Sem renúncia do velho “eu”, cada um busca seu próprio interesse!



Há uma citação bíblica que nos convoca a sairmos a Cristo fora do arraial – nossa pessoalidade – levando o seu ultraje (Hebreus 13:13). Isto significa que se quisermos refletir a glória de Cristo, precisamos abandonar nosso egoísmo. Com Jesus aprenderemos a prática do amor ao próximo, não com vãs filosofias, mas com ações concretas.

Somos o sal da terra, cumpramos no entanto nosso papel (Mateus 5:13).

A INFLUÊNCIA CRISTÃ AFASTA OS DESCRENTES DA MALIGNIDADE POR LHES CAUSAR UMA NOVA CONSCIÊNCIA MORAL E RELACIONAL.

Nenhum comentário: