segunda-feira, 24 de março de 2014

UM GRANDE PASSEIO

Por Vanderlei do Couto

O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo. Salmos 30:5b

Existem dias em que levantamos pela manhã com uma sensação de aperto no peito – costumamos dizer aperto no coração – que nada mais é do que um estado de espírito ou psicológico e uma reação física a determinados desarranjos no organismo. Tal estado é marcado por grande aflição acompanhada de opressão e tristeza. 

A palavra angústia vem do latim "angere" que significa apertar, afogar e estreitar, dai "angustus" que significa estreito, apertado e de curta duração. (Dicionário Etimológico) Sentir-se afogado, sem ar, apertado, sem saída é muito ruim, contudo a Palavra aponta uma saída: a angústia dura pouco. 

Quando temos alguma experiência nesse nível, precisamos ser pacientes. Perceberemos que são as coisas mais simples que mudam a nossa vida. Esperar essas coisas acontecerem sem fazer nada é pura perda de tempo, pois, elas acontecem enquanto esperamos fazendo algo em prol de nosso anseio. A vida nos foi dada para que a vivamos; com o tempo ela revela as respostas, assim que o Autor da vida achar que deve, ou quando enxergar em nós que estamos prontos. O problema é que vivemos na correria!

Devido ao estresse da velocidade em que vivemos sentimo-nos angustiados. Quando estamos na correria esquecemos por completo que a vida é “um grande passeio”. Todo passeio que fazemos só será de bom proveito e produzirá alívio ao estado de estresse se for realizado gradativamente, no passo a passo. Esse passo a passo requer paciência, porém a paciência, que é fruto do Espírito, passa bem longe de nossos planos e projetos. Queremos tudo para ontem, no entanto, o tempo pode ser nosso maior aliado ou ser nosso maior inimigo.

Enquanto passamos pelo aperto chamado angústia, humilhemo-nos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo nos exalte; lançando sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós (I Pedro 5:6-7). A oração será uma forte parceira quando nos sentirmos angustiados. (Salmos 40:1)

ENTRE A SEMENTE E A FLOR EXISTE UM INTERVALO CHAMADO PACIÊNCIA.

Nenhum comentário: