terça-feira, 11 de março de 2014

DEBAIXO DO TAPETE

Por Vanderlei do Couto
Leitura Bíblica

Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível. Gálatas 2:11

Agressão ao caráter alheio, tentativa de tratar a pessoa pelo seu erro, não ouvir o que a pessoa tem a dizer, deixar de verificar as pendências em risco de desentendimento, são atitudes contrárias à solução de conflitos. Toda convivência entre semelhantes é passível de conflitos e confrontos. O conflito nasce das disputas de opiniões divergentes, de pendências não resolvidas, de oposições ideológicas etc. Todo conflito causado por erro pessoal ou de outrem precisa de confronto, atitude cristã que deveria ser comum, mas não é o que na realidade se observa. Como diz um amigo: “problema contornado retornará agravado.”

A confrontação é a maneira mais cristã de solucionar conflitos, pois somente assim poderemos comparar características, diferenças ou semelhanças entre duas ou mais coisas. William Wordsworth, poeta romântico inglês (1770-1850), disse: “Aquele que tem um bom amigo não precisa de espelho.” É de bom alvitre lembrar que, no confronto, o que está em foco não é o caráter do infrator e sim seu comportamento.

Segundo o texto de hoje, Pedro (Cefas) teve alguma atitude repreensível, razão pela qual Paulo o resistiu na cara (confrontou), sem, no entanto, romperem o relacionamento fraternal. Não existe cura quando sempre se espera o pior da outra pessoa e quando há prevenção contra ela. Ao levarmos nossa oposição de interesses pelo lado pessoal, os ânimos entram em ebulição e nossa vida espiritual é massacrada.

Por este motivo segue o alerta: “sempre que você se deparar com alguma situação de conflito, procure destacar o comportamento sem agredir o caráter alheio.” É melhor ficar atento aos fatos e não às causas deles, evitando assim tratar a pessoa pelo seu erro. Lembre-se que Cristo ensinou a tirar primeiramente nossos impedimentos e depois tratar dos impedimentos alheios (leia Mateus 7:3-5).

Procure ouvir com atenção o que a outra pessoa tem a dizer, assim você não chegará a conclusões precipitadas e o tempo será melhor utilizado.

VARRER AS PENDÊNCIAS PARA DEBAIXO DO TAPETE É SINAL DE INCOMPETÊNCIA. ALGUÉM TERÁ QUE LIMPAR ALGUM DIA.

Nenhum comentário: