domingo, 23 de março de 2014

ESCOLHENDO O DESTINO

Por Vanderlei do Couto


A sua concubina que estava em Siquém deu-lhe também um filho; e pôs-lhe por nome Abimeleque. Juízes 8:31 


O que é uma raiz? No sentido figurado, raiz é entendida como princípio, germe ou ainda prisão moral, vínculo. É justamente neste último sentido que quero expressar um pensamento que me ocorre.

O homem nasceu de uma raiz pura, do vínculo divinal do qual todos fomos formados, livres, eternos, árbitros de nossas decisões sábias ou não entre o bem e o mal. Todas as gerações depois de Adão vêm lidando com as decisões. O texto do destaque mostra-nos claramente como a decisão de uma só pessoa pôde influenciar seu futuro, o futuro de sua descendência e até de nações inteiras.

Possuidor uma bela ficha corrida, Gideão foi o juiz que libertou os filhos de Israel das mãos dos midianitas. Esse povo oprimia Israel roubando suas colheitas e também seus animais. Gideão recebeu uma experiência com Deus, onde o Anjo do Senhor o chamou para fazer dele o libertador de Israel. Vivendo numa cultura poligâmica, Gideão tinha muitas mulheres e teve setenta filhos, no entanto, resolveu ter um filho também com sua concubina, filho este que recebeu o nome de Abimeleque. Por que Gideão precisava de um filho da concubina se possuía tantas esposas? A resposta lógica que encontro é a seguinte: Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte – Tiago 1:14-15.

Após a morte de Gideão, os filhos de Israel começaram a desobedecer a Deus, adorando outros deuses. Abimeleque, o filho da concubina, rumou para a casa de seu pai em Ofra e matou seus setenta irmãos sobre uma rocha, escapando só o caçula Jotão. O tirano Abimeleque foi proclamado rei sobre Israel.

Assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos – Romanos 5:19. 

VOCÊ NÃO ESCOLHEU NASCER, MAS O DESTINO DE SUA ALMA VOCÊ ESCOLHE, SE DEIXE SER ENCONTRADO POR JESUS.

Nenhum comentário: