domingo, 9 de março de 2014

ALIANÇA IMPERFEITA

Por Vanderlei do Couto

Leitura Bíblica

Pois, se aquela primeira aliança fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Hebreus 8:7

Decisões impensadas, negócios mal planejados, contratos assinados sem observação das entrelinhas, famílias formadas por motivos egoístas etc., são alguns dos motivos de arrependimento futuro. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará – Gálatas 6:7.

Deus fez aliança com Adão no Éden, fez com Noé, com Abraão, Isaque e Jacó, fez mediante Moisés (Êxodo 20), fez com Davi e, finalmente a Nova Aliança, por intermédio do Messias, Jesus Cristo, o Filho de Deus (Hebreus 8:6-7). Se foi Deus quem fez o pacto de bênçãos com o homem, teria Ele errado ao ponto de ter de desfazer tudo? Evidente que não! Deus é infalível e seus planos nunca puderam e jamais poderão ser frustrados. Vamos às características de uma aliança perfeita.

Toda aliança é bilateral, os dois lados precisam concordarem para que haja validade. Ela reflete a união de duas partes para um determinado fim. Melhor ainda, as partes se fundem, se misturam. Dentro daquele acordo há mistura de ideias, de vontades etc. Duas ou mais pessoas pactuadas figuram naquele pacto uma única pessoa, um único objetivo. Podemos ilustrar com uma confederação, que é a união de Estados que, conservando governo próprio, se submetem a um poder central, no qual quase todas as decisões são tomadas por consentimento dos Estados confederados. A aliança perfeita funciona assim; não tem defeitos; é ideal, impecável, excelente. O que tornou então imperfeita a aliança que Deus firmou com os seres criados por Ele mesmo? Naturalmente houve falsidade e fragilidade em um dos lados e, posso garantir que não foi do lado divino.

A Palavra revela um Deus perfeito, cujos caminhos são sem defeitos. Após a entrada do pecado no coração humano dotado de livre arbítrio, a escolha foi o caminho da desobediência; opção esta que provocou a quebra da aliança outrora firmada por Deus. Assim sendo, ela perdeu a força de operar no coração humano o milagre da salvação eterna a qual sempre foi desejada por Deus. Quem falhou foi o ser criado e não o Criador. Mas agora alcançou Cristo, o Unigênito de Deus, ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas. As tentativas humanas de relativizar a primeira aliança, provocou rejeição por parte daquele que a fez.

O ministério de Jesus é superior porque Ele é Deus humanizado e, consequentemente a pessoa transformada por Cristo em habitação de seu Espírito, é aperfeiçoada. Aproveite a oportunidade e faça um voto sincero de fidelidade à Cristo.

POIS COM UMA SÓ OFERTA ELE TEM APERFEIÇOADO PARA SEMPRE OS QUE ESTÃO SENDO SANTIFICADOS. (Hebreus 10:14)

Nenhum comentário: