domingo, 2 de março de 2014

ESCRITA PELO DEDO DE DEUS

Por Vanderlei do Couto
Leitura Bíblica


(...), alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas nas mãos. Deuteronômio 10:3

Encontrar tudo pronto, desfrutar sem esforço, parece muito bom e cômodo. Entretanto, a natureza humana é assim, só dará o devido valor no bem possuído se este lhe custar algum esforço. “Todos os dias penso imensas vezes que a minha vida exterior e interior assenta sobre o labor dos seres humanos presentes e dos que já faleceram, de modo que tenho de me esforçar por dar na mesma medida em que recebi e continuo a receber.” (Einstein)

Nosso texto de hoje revela um Deus que entrega tudo pronto em nossas mãos, mas também adestra nossas mãos para a batalha. Moisés recebera as duas Tábuas de pedra com a Lei escrita, os Dez andamentos, prontas das mãos de Deus. Num momento de ira ele arremessou as duas Tábuas de pedra ao chão, destruindo-as. Deus escreveu outra vez tudo o que estava escrito nas primeiras, porém exigiu que Moisés talhasse as pedras no mesmo modelo das primeiras, o que lhe custou ainda mais esforços (Deuteronômio 9:9-11; 10:1-5).

As tábuas prontas dadas a Moisés indicam a perfeição de Deus, Sua soberania e domínio completos. Indicam também dons para os homens. Cristo Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens – Efésios 4:8. Então, o que indicariam as tábuas lavradas pelo homem?

Elas indicam que para tudo o que desejarmos fazer, Deus tem o modelo perfeito. Observe que Deus ordenou a Moisés no versículo primeiro que as pedras deveriam ser iguais as primeiras. Sempre que agirmos segundo a vontade de Deus, estaremos perto dele e Ele estará perto de nós. Nossa é a preparação, mas do Senhor é a Palavra (Provérbios 16:1).

Por mais que estudemos a Palavra de Deus, somente entenderemos o Deus da Palavra se Ele escrevê-la nas tábuas do nosso coração (II Coríntios 3:2-3).

O MENSAGEIRO NÃO É O AUTOR DA CARTA, ELE É INSTRUMENTO PARA QUE A CARTA CHEGUE AO SEU DESTINO.

Nenhum comentário: