segunda-feira, 3 de março de 2014

OLHO NO OLHO

Por Vanderlei do Couto


Leitura Bíblica


(...) se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Neemias 1:8-9

Existem pessoas que têm dificuldade de tratar assuntos olhando nos olhos da outra. Os olhos demonstram o estado do coração. Neemias é um personagem bíblico, figura importante na história pós-exílio dos judeus. Ele tinha de dialogar com o rei persa Artaxerxes para obter permissão de levar um grupo de volta a Jerusalém para reconstruir a cidade. Jerusalém havia sido destruída e a maior parte do povo de Deus estava cativa em Babilônia. Neemias precisou enfrentar o problema de frente. Na hora de buscar a solução para uma situação difícil, precisamos enfrentar o problema de frente e ser sinceros com a autoridade que temos de tratar.

Fale primeiro com Deus, porque as autoridades que existem foram ordenadas por Ele (Romanos 13:1). Antes de procurar o rei e expor seu desejo, Neemias separou tempo para orar – quatro meses – assim obteve bom resultado em sua consulta (Confira: Neemias 1:4-10; 2:4). Outra atitude de Neemias digna de atenção foi sua expressão de lealdade, de apoio e encorajamento antes de apresentar a sua questão (Leia cap. 2:3). Quando chegou ao rei, foi direto ao problema com atitude de submissão à autoridade (Leia cap. 2:1-5).

Nossa autoridade maior é Cristo, de quem dependemos para tudo. Peça à Ele paz de espírito antes de pedir qualquer outra coisa. Ore à Deus em nome de Jesus e crie um clima de confiança. Jamais encubra a verdade, pois encobri-la é fraude. Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau – Eclesiastes 12:14. Olhe no olho, isso é sinal respeito, sinceridade e submissão. Neemias fez o rei saber que também era do interesse dele atender seu pleito. Seja específico na sua questão tal como o foi Neemias (leia cap. 2:7-8).

SOMENTE OS FRACOS NÃO PODEM SER SINCEROS.

Nenhum comentário: